Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra monkeypox | Mobilidade Estadão | Na perifa

Buscando sugestões para:


Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra monkeypox

Por: Estadão Conteúdo . 25/08/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Na Perifa

Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra monkeypox

Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra monkeypox

1 minuto, 15 segundos de leitura

25/08/2022

O Ministério da Saúde deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a doença. Segundo a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, a fase de tratativas com o laboratório produtor da vacina terminaram, mas falta uma posição do laboratório sobre o calendário de entrega. Foto ilustrativa: ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério da Saúde pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) análise para liberar o uso da vacina Jynneos, que já tem sido usada em outros países contra a chamada varíola dos macacos (monkeypox). O imunizante é fabricado pela empresa Bavarian Nordic, com sede na Dinamarca.

A solicitação da pasta para a liberação da vacina foi feita quatro dias depois de a agência decidir pela dispensa da obrigação de registro para importação de medicamentos e vacinas que previnem e tratam doença, em reunião extraordinária realizada na última sexta, 19. A decisão tem caráter temporário e foi tomada para tornar o processo de imunização da população no País mais ágil.

O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox criada pela Anvisa, e a decisão final caberá a Diretoria Colegiada da agência. Os diretores da entidade vão analisar se as características da vacina Jynneos são as mesmas aprovadas pelas autoridades sanitárias estrangeiras, que deram o aval para a aplicação do imunizante em outros países.

O QUE É

A varíola dos macacos é uma doença viral que tem origem em roedores, mas que foi identificada pela primeira vez em macacos. Ela é transmitida por contato próximo, provoca febre, mal-estar e erupções na pele – como bolhas. Clique para sabe mais sobre varíola monkeypox: formas de prevenção, sintomas, tratamento.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login