Inovação no centro do debate
Renault E-Tech Days discute temas de relevância para o futuro da mobilidade elétrica
A frase de Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina, ditou o tom do que seria uma maratona de conversas sobre eletromobilidade, sustentabilidade, inovação e diversidade, realizada, na última semana, pela companhia de origem francesa. “A missão da Renault é muito clara. Queremos ser um grupo cada vez mais moderno e inovador”, afirmou o executivo brasileiro. O evento, batizado de Renault E-Tech 100% Electric Days, reuniu jornalistas, fornecedores, concessionários, parceiros e o público em geral para discutir temas relevantes da atualidade.
Durante três dias, na OCA, emblemático prédio projetado por Oscar Niemeyer nos jardins do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, a Renault oficializou o início das entregas das 750 unidades do E-Kwid, o veículo elétrico mais acessível (R$ 147 mil) do mercado nacional e confirmou a chegada de outros três modelos (Megane, Master e Kangoo, todos da gama E-Tech), para o primeiro semestre de 2023.
Uma das pioneiras no desenvolvimento de veículos elétricos nessa nova investida pela mobilidade elétrica (veja artigo sobre o tema de Ricardo Guggisberg, curador do Planeta Elétrico), a Renault desenvolve e produz Evs há mais de dez anos, com cerca de 450 mil unidades 100% elétricas comercializadas, no mundo. De acordo com a empresa, mais de 5 bilhões de euros foram investidos no desenvolvimento e na implementação de veículos eletrificados.
Mobilidade como serviço
Tema muito discutido entre especialistas e estudiosos, a MaaS, ou mobilidade como serviço, na sigla em inglês, ganhou destaque no evento com o painel Mobilize, que buscou esclarecer um pouco mais sobre o papel da iniciativa do grupo nesse segmento. Como definição, mobilidade como serviço engloba muito mais do que o meio de locomoção. Passa pela experiência do usuário e traz a perspectiva do ecossistema como um todo, ou seja, gestão, distribuição, recarga, interface digital, entre outros aspectos.
De acordo com Clotilde Delbos, diretora-geral da Mobilize, a marca propõe novas opções de mobilidade, com ou sem veículo, ou seja, também oferece soluções em energia e dados, aproveitando o conhecimento e a experiência do Banco RCI, um parceiro, em termos de financiamento e ferramentas de gestão e otimização de frotas.
Segundo a diretora, o objetivo é promover a ampliação do uso dos bens por meio da economia circular e do compartilhamento, contribuindo para um futuro mais sustentável. “É um privilégio acompanhar a movimentação do mundo do automóvel, que está evoluindo da propriedade para o uso, quando e onde for necessário”, declarou.
Carro por assinatura
Visando essa tendência de uso, e não da posse, Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, comentou que é preciso “aterrissar as oportunidades”, se referindo às inúmeras iniciativas que já têm fôlego para ganhar tração no mercado. O painel Desafios da Mobilidade no Brasil trouxe, além do representante da Renault, players importantes da indústria, como os CEOs da Localiza, Copel e Estapar.
Gondo reforçou que a iniciativa do Renault on Demand, serviço de aluguel de veículos, começou internamente, com os funcionários. “Devido à boa aceitação interna e à adequação do modelo de negócios, entendemos que também poderia ser uma fonte de receita”, afirmou.
Definido pela empresa como um serviço por assinatura, com o Renault on Demand o usuário paga uma mensalidade, que pode variar de um custo inicial entre R$ 1.400 e R$ 6.600, dependendo do modelo, e fica isento de outros custos, como seguro, IPVA, licenciamento e manutenção. Além disso, o serviço ainda conta com assistência 24 horas.
Até o momento, o único elétrico disponível era o Renault Zoe E-Tech, mas, agora, o serviço contará também com o Kwid elétrico. A montadora informou que haverá planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com opções de 1 mil, 2 mil e 3 mil quilômetros mensais. Como exemplo, divulgou o custo de R$ 3.339 para o plano padrão de 48 meses com 1 mil quilômetros, por mês.
Para saber mais sobre os desafios da eletromobilidade, acesse o canal Planeta Elétrico
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