Como se tornar futuros vencedores | Mobilidade Estadão | MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Como se tornar futuros vencedores

Por: Arthur Caldeira . 12/10/2022
Inovação

Como se tornar futuros vencedores

Nada é garantido, mas as chances de quem inicia na infância são maiores

1 minuto, 21 segundos de leitura

12/10/2022

Foto: Divulgação | CBM

A trajetória de Heitor e Leonardo é a melhor maneira de iniciar nos esportes a motor. As crianças que começam mais cedo no esporte têm maior chance de se tornar futuros vencedores e seguir carreira profissional, acredita Firmo Henrique Alves, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). “É muito importante que a família esteja envolvida e incentivando esse processo. Hoje, inclusive, vemos muitos pais que são chefes de equipe, o que traz segurança ao piloto – principalmente, a quem está começando”, explica Firmo Alves.

Crianças podem participar de competições estaduais e nacionais, homologadas pela CBM, em modalidades de circuito fechado, como o motocross e o velocross. Há categorias para crianças a partir de 5 anos, como a de 50 cc, mas é preciso ser piloto licenciado pela confederação. Também é necessário apresentar exame completo de aptidão física para disputar as provas. As equipes técnicas das federações e da CBM também avaliam, durante os treinos, se os jovens pilotos têm capacidade técnica para participar da competição.

Como forma de incentivo, os pilotos de até 10 anos são isentos das taxas de inscrição nas provas. A CBM também realiza ações, como a iniciativa “Futuros Campeões”, que promove a interação entre os pilotos de base e os mais experientes, além de fomentar o esporte nos municípios onde acontecem as competições. O objetivo do programa da CBM é formar futuros vencedores. “Esperamos que, assim, possamos revelar grandes talentos. A categoria de base é justamente o ponto inicial para isso”, finaliza o presidente da CBM. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login