Jamais faça isso no câmbio automático!
Veja cinco ações do motorista que podem comprometer o sistema
2 minutos, 15 segundos de leitura
06/12/2022
Carros com câmbio automático estão se tornando cada vez mais populares. Não é de se estranhar, porque o sistema é muito mais cômodo e simples de ser usado, além de proporcionar viagens menos cansativas para o motorista.
Contudo, como se trata de um recurso ainda desconhecido por boa parte dos motoristas brasileiros, nem todo mundo sabe utilizar corretamente a caixa automática, independentemente do tipo (convencional, CVT ou robotizada).
Por isso, elencamos, com a ajuda de Ricardo Dilser, consultor técnico do grupo Stellantis, 5 ações que nunca devem ser feitas com o câmbio automático.
1. Nunca deixe a alavanca do câmbio na posição P antes de acionar o freio de estacionamento
Ao deixar o câmbio em P,uma trava é acionada na caixa de engrenagens. Mas ela não é projetada para aguentar o peso do carro em um aclive ou declive, por exemplo.
Além disso, se outro veículo bater no carro estacionado dessa forma, a caixa de câmbio pode ser danificada seriamente.
O correto, então, é acionar o freio de estacionamento ao parar e só então deslocar o câmbio para a posição P.
2. Nunca mude a alavanca para Neutro com o veículo em movimento
Se deslocar o câmbio para Neutro com o carro rodando, o freio-motor não vai atuar, e o carro pode ficar desgovernado.
Da mesma forma, nunca se deve colocar o câmbio em P com o veículo em movimento, pois isso vai provocar o travamento das rodas motrizes, além de danificar o câmbio seriamente.
3. Nunca tente fazer o carro ‘pegar no tranco’
Além de danificar o câmbio, tentar fazer o carro “pegar no tranco” pode estragar o catalisador (que custa muito caro) e até provocar um princípio de incêndio.
4. Nunca reboque o veículo com as rodas motrizes apoiadas no chão
Essa dica vale para todos os tipos de automóveis, e a razão é a mesma: rebocar o carro com as rodas motrizes apoiadas no chão pode provocar sérios danos ao câmbio.
Se for absolutamente necessário (por motivo de dano específico), deve ser utilizada uma plataforma auxiliar com rodízios para apoiar as rodas.
5. Nunca engate a ré (posição R) com o carro em movimento
Ao manobrar o veículo, pare o carro totalmente antes de acionar a marcha a ré, principalmente se estiver rodando para a frente. A razão, mais uma vez, é que isso pode danificar seriamente as engrenagens do câmbio, causando grande prejuízo.
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