Ocorrências de agressão caem até 40% em viagens pela 99
A diminuição dos incidentes entre motoristas e passageiros — incluindo quedas nos casos de violência sexual e física — é resultado dos investimentos em educação dos usuários, entre eles a atualização do Guia da Comunidade
A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, identificou a redução de até 40% de ocorrências de agressões verbais nas viagens por milhão de corridas realizadas pela plataforma de janeiro a outubro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
O levantamento ainda mostrou que o mesmo aconteceu com as situações de violência sexual (-19%) e as agressões físicas (-14%). Quando considerados todos os tipos de incidentes contra motoristas e passageiros, também houve queda de 14,7%.
Tolerância zero — O compromisso da plataforma com a integridade de usuários — condutores parceiros e passageiros — é permanente. De acordo com a companhia, a estimativa é a de que, até 2024, mais de R$ 150 milhões sejam destinados a várias ações nesse sentido, além dos cerca de R$ 100 milhões já aplicados somente este ano em melhorias contínuas na plataforma e no cuidados com os motoristas.
“Conseguimos atingir uma redução significativa em incidentes durante viagens”, explica Priscilla Ferreira, diretora de Consumer Experience da 99. “Porém, para nós, o índice tolerável de ocorrências é zero. Por isso, seguimos com várias ações para oferecer e fortalecer ainda mais a segurança dentro da plataforma.”
De janeiro a outubro deste ano, a diminuição de ocorrências foi de 28,3% incidentes por milhão de corridas, quando comparada com todos os meses de 2021. Além disso, o viés de redução se mostra consolidado para o final do ano.
As agressões contra os motoristas parceiros registraram uma queda de 19% por milhão de corridas em relação a setembro. No caso de passageiros, a diminuição foi de 17% por milhão de corridas no mesmo período.
Educação é a chave — Para reforçar e promover o debate sobre a importância do respeito entre motoristas e passageiros, além de aprimorar a comunicação da empresa com seus usuários e a sociedade, a 99 atualizou seu Guia da Comunidade. Saiba clicando aqui. “Com o aperfeiçoamento do Guia vamos fomentar ainda mais o respeito, a gentileza e a empatia durante as viagens na nossa plataforma”, avalia Priscilla.
Idealizado há três anos em parceria com o Instituto Ethos, referência em responsabilidade social empresarial, o manual é um projeto da plataforma para estimular comportamentos e práticas para melhorar o convívio durante as viagens. “Trabalhamos constantemente para garantir a melhor experiência para toda a comunidade”, observa a diretora. “Esse é o caminho para entender os desafios e proposições que também possibilitam a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.”
Mais respeito, sempre — Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos, esclarece que, com o Guia, é possível influenciar positivamente os públicos. “Ele posiciona que o respeito ao outro e à diversidade são peças fundamentais nas relações entre as pessoas, sejam as que usam a plataforma ou mesmo a sociedade como um todo”, acrescenta.
O documento traz capítulos sobre respeito às diferenças, comportamentos aceitos ou não, e orientações sobre como transformar todas as viagens em uma experiência segura, pontual e eficaz para todos. Também aborda outros pontos, como o transporte adequado de crianças e de animais e a direção segura.
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