Ciclovias do Rio de Janeiro vão dobrar de tamanho em dez anos
Ao todo, serão injetados R$ 250 milhões na iniciativa, de acordo com a prefeitura
As ciclovias do Rio de Janeiro, que hoje totalizam 457 quilômetros de extensão, vão ultrapassar os 1 mil quilômetros até 2023. Isso quer dizer que a estrutura cicloviária da cidade carioca vai mais que dobrar em dez anos.
A medida é resultado do Plano de Expansão Cicloviário do Rio de Janeiro, lançado nesta quinta-feira (09/03) por Eduardo Paes, prefeito da cidade, que assinou um decreto com essa finalidade no Palácio das Cidades e foi batizado de CicloRio.
Saiba também: Saiba as diferenças entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
Intermodalidade
De acordo com Paes, a expectativa é de que, até o próximo ano, a malha cicloviária carioca seja expandida a ponto de conectar com todos os pontos de transporte da cidade, integrando com o VLT, metrô e barcas.
Com essa finalidade, o Plano de Expansão prevê duas redes: uma estrutural, de 602 quilômetros, e outra complementar, com 490 quilômetros de extensão, a serem finalizadas em uma década.
Leia também: Brasil tem mais de 4 mil km de ciclovias
Participação das pessoas
De acordo com a Prefeitura, entre abril e maio de 2022, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) realizaram oficinas para discutir o plano.
Assim, foram feitos convites a moradores de todas as regiões da cidade, junto a uma enquete virtual.
“Os participantes foram ouvidos sobre as principais necessidades de infraestrutura ciclobiária dessas regiões e sobre os novos trechos propostos para cada área. As contribuições recebidas da população foram fundamentais para a consolidação do trabalho”, detalhou a Prefeitura, em nota enviada na época.
Prefeitura ressaltou, ainda, que o CicloRio está alinhado com a campanha global Cidades Pedaláveis, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).
Saiba também: Aumento de ciclovias em São Paulo estimula pais a andar com filhos
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários