Yamaha apresenta dois novos modelos elétricos; conheça
Fabricante japonesa lança e-bike e ciclomotor elétrico para o mercado europeu com foco na mobilidade urbana com zero emissões
A Yamaha ampliou sua linha de modelos elétricos com duas novidades: a Booster Easy eBike e a Booster S-pedelec. O lançamento reforça o compromisso da Yamaha em se estabelecer como uma das principais marcas no mercado europeu de veículos elétricos de duas rodas.
Iniciada no início de 2022, a estratégia de eletrificação da Yamaha já oferece uma variada linha de modelos. Além de uma scooter elétrica de 50 cc, a marca recentemente revelou de três bicicletas elétricas. Desenvolvidas na Europa, as novas Booster nasceram para atender a demanda cada vez maior por um transporte limpo e acessível.
Qual a diferença entre os novos modelos elétricos da Yamaha?
Os novos Booster Easy e Booster da Yamaha parecem idênticos e lembram muito a Fantic Issimo – e-bike que já testamos, leia aqui. A semelhança não é por acaso: a Fantic irá produzir as novas Yamaha elétricas em sua fábrica na Itália.
Apesar de tecnicamente muito semelhantes, compartilhando o mesmo design de chassi, a diferença está no seu desempenho. A Booster Easy é uma e-Bike com velocidade máxima assistida por pedal de 25 km/h, enquanto a Booster é uma espécie de ciclomotor elétrico. Seu funcionamento lembra o da antiga Mobilete, mas com motor elétrico. Como atinge uma velocidade máxima assistida de 45 km/h, exige habilitação para ciclomotores.
A Booster Easy tem uma velocidade máxima assistida de 25 km/h de acordo com a legislação europeia para bikes elétricas. O modelo conta com cinco modos de pilotagem e mais o modo Zero, no qual pode-se ultrapassar (pedalando ou em uma descida) essa velocidade. A autonomia típica com um piloto de 75 kg é de até 120 km no modo mais econômico e de 60 km no modo mais potente.
Booster precisa de habilitação e capacete
Classificado como ciclomotor elétrico na Europa, a Booster exige carteira de habilitação, placa e seguro adequado, além, do capacete. O modelo ainda vem com espelho do lado esquerdo, buzina e instrumentação de fábrica. O condutor também pode escolher entre cinco modos +ECO, ECO, STD, HIGH e AUTO de acordo com as condições e, com um peso de 75 kg, pode atingir uma autonomia de 110 km (+modo ECO) e até 50 km (modo HIGH).
Os novos modelos elétricos da Yamaha devem chegar às lojas europeias em breve. Enquanto a bike elétrica Booster Easy já começa a ser vendida agora em maio, o ciclomotor elétrico Booster só terá suas vendas iniciadas no próximo mês de junho. A Yamaha, contudo, ainda não divulgou o preço final dos modelos.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários