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Preço médio da gasolina cai cerca de 2% e o álcool até 4,4%, em São Paulo

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade . 24/05/2023
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Preço médio da gasolina cai cerca de 2% e o álcool até 4,4%, em São Paulo

Levantamento realizado na capital paulista considerou transações de mais de 3,7 milhões de litros abastecidos durante o período

1 minuto, 33 segundos de leitura

24/05/2023

combustíveis
Levantamento analisou preço praticado nas bombas de combustível na cidade de São Paulo. Foto: Getty Images

Sete dias após a redução anunciada pelo governo, o preço médio da gasolina comum e aditivada apresentou queda na capital paulista. O valor da versão aditivada reduziu 2,2%, de R$ 5,72 para R$ 5,59. Portanto, uma diminuição de R$ 0,13 por litro.

Do mesmo modo, a gasolina comum também apresentou redução, caindo 2,1% do preço. Este valor é o equivalente a R$ 0,11 no litro, com o preço indo de R$ 5,26 para R$ 5,15.

O etanol comum teve redução de 4,4%, oscilando de R$ 3,93 para R$ 3,75 no litro. Ao mesmo tempo, o etanol aditivado caiu 3,4%, saindo de R$ 4,36 para R$ 4,21 o litro.

O levantamento foi realizado pela Sem Parar, empresa especializada em tags de pagamento automático. O período analisado correspondeu entre os dias 10 e 23 de maio e observou os preços praticados em São Paulo.

O comunicado da Petrobras realizado pelo presidente Jean Paul Prates, anunciava a diminuição do preço base dos combustíveis. A queda foi de R$ 0,40 no preço da gasolina, R$ 0,44 no diesel e R$ 0,69 do GLP para as distribuidoras.

O levantamento do preço médio dos combustíveis analisou as transações de mais de 3,7 milhões de litros abastecidos por clientes Sem Parar durante o período.

Políticas de reajuste do preço médio

A Petrobras também anunciou a substituição da política de reajuste de preços dos combustíveis. A paridade de preço internacional (PPI), criada no governo Temer, leva em consideração as cotaçoes do petróleo no mercado internacional. Inicialmente, a nova política também considerará o mercado nacional.

De acordo com o fato relevante divulgado, a nova estratégia usa referências de mercado como o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação; e o valor marginal para a Petrobras.

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