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Carro por Assinatura. Escolha entre Kombi elétrica, Jaguar, Range Rover ou Audi e-tron

Por: Hairton Ponciano Voz . 22/11/2023

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Carro por Assinatura. Escolha entre Kombi elétrica, Jaguar, Range Rover ou Audi e-tron

A ID. Buzz, versão elétrica da velha Kombi, está sendo lançada apenas na modalidade por assinatura, e a um preço semelhante ao de modelos de marcas premium inglesas e alemãs

4 minutos, 28 segundos de leitura

22/11/2023

Kombi ID Buzz
Por R$ 12.990 mensais no plano de 48 meses, ID. Buzz tem sistemas de condução semiautônomos e motor de 204 cv. Divulgação Volkswagen

Sofisticação ou tradição? Eletricidade ou combustão? Tecnologia ou luxo? As mais recentes novidades na modalidade de assinatura trazem modelos opostos em vários quesitos, mas próximos em, ao menos, um ponto fundamental: mensalidade.

A Volkswagen ID. Buzz – versão elétrica da Kombi – está sendo oferecida no Brasil apenas na modalidade Sign&Drive, o programa de assinaturas da marca alemã. As mensalidades partem de R$ 12.990, no plano de 48 meses e franquia de 1.500 km. No contrato de 24 meses e franquia de 3.100 km, a parcela mensal sobe para R$ 17.890. Por valores semelhantes, é possível partir para modelos da Jaguar, da Range Rover e até da “prima rica” Audi.

A JLR – nova denominação da empresa que representa as marcas Jaguar, Land Rover, Discovery e Range Rover – lançou no mês passado seu programa de assinatura, Subscribe, em parceria com a Movida. Por meio do programa, é possível assinar um Range Rover Evoque SE por R$ 13.069,50 ou um Jaguar E-Pace R-Dynamic por R$ 14.079,60 (ambos em planos de 36 meses e franquia de 1.000 km).

Se, no mundo da compra convencional a Volkswagen (marca que produz modelos para atender ao público em geral) não se mistura com Jaguar, Land Rover e Audi (que fazem veículos mais sofisticados para clientes abastados), na modalidade de assinatura a marca “do povo” acabou entrando para a elite dos automóveis. Aí a escolha fica por conta do cliente, porque não se trata mais de questão de preços.

SUV Jaguar E-Pace tem motor 2.0 de 249 cv e faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, por R$ 14.079 mensais. Foto: Divulgação

A releitura da velha senhora (que a VW chama agora de “nova senhora”) une tecnologia com saudosismo. O formato quadrado de linhas simples e funcionais do veículo lançado no final dos anos 50 permanece, mas todo o resto mudou. Em vez do som metálico do motor boxer a gasolina, a ID. Buzz emprega um motor elétrico (igualmente na traseira) de 204 cv – bem mais que os 80 cv do modelo 1.4 flexível, que a perua utilizou até sair de linha no Brasil, há dez anos.

Além da propulsão elétrica, que inclui ainda uma bateria de 77 kWh – suficiente para uma autonomia nominal de 420 km, segundo a marca -, a nova Kombi traz itens como faróis direcionais e lanternas de LEDs, revestimento interno com materiais reciclados e sistemas de condução e estacionamento semi-autônomos.

Mensalidade 70% maior que a do ID. 4

A ID. Buzz é o segundo modelo da Volkswagen oferecido apenas por assinatura. O primeiro foi o SUV ID. 4, também elétrico, e disponível por mensalidades a partir de R$ 9.990. Embora compartilhem a mesma plataforma elétrica (MEB) e a tecnologia semi-autônoma, o ID. 4 não tem a mesma – digamos – herança genética e o fator emocional associados à ID. Buzz, o que explica em parte a diferença de 70% na mensalidade. Isso porque o ID. 4 está sendo oferecido apenas em contrato de 24 meses (franquia de 1.500 km). Em condições semelhantes de prazo e franquia, a ID. Buzz sobe para R$ 16.990 por mês. O lote inicial da nova Kombi tem apenas 70 unidades.

Requinte britânico

Com seu programa Subscribe, a JLR passou a ser a segunda marca premium a oferecer a modalidade de assinatura (a Audi foi a pioneira, com seu programa Audi Signature).

Embora o Range Rover SV 4.4 V8 coloque as coisas em seus devidos lugares hierárquicos, com mensalidades a partir de R$ 54.398,70 (plano de 36 meses e 1 mil km de franquia, incluindo blindagem), a empresa oferece opções mais em conta – a “preço de Kombi”.

Por R$ 13.069,50, o Evoque SE 2.0 flexível tem 249 cv, 37,2 mkgf de torque (a partir de 1.300 rpm), faz 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega a 230 km/h de máxima. O câmbio automático tem nove marchas e o  SUV também traz sistemas de condução semi-autônoma, incluindo manutenção em faixa e frenagem automática.

O Jaguar E-Pace R-Dynamic (R$ 14.079,60, por 36 meses) utiliza o mesmo motor 2.0 do Evoque, mas tem câmbio de oito marchas. Faz 0 a 100 km/h em 7,5 s e alcança 229 km/h.

Disputa no clã alemão

Além de posicionar a ID. Buzz numa faixa em que se encontra a nobreza inglesa, a Volkswagen acabou encontrando também a Audi, uma marca que ocupa o “andar de cima” na hierarquia do grupo alemão. É o caso, por exemplo, do e-tron, primeiro modelo 100% elétrico da montadora de Ingolstadt. Por R$ 13.099 por mês, no plano de 36 meses, o SUV da Audi tem dois motores elétricos, que juntos geram 408 cv (o dobro da oferecida na ID. Buzz), torque de 67,7 mkgf (ante 31,6 mkgf da nova Kombi) e bateria de 95 kWh (77 kWh no modelo da VW). Com isso, o e-tron dispõe de tração 4×4, faz 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e chega a 200 km/h de máxima. A ID. Buzz vai a 100 km/h em 10,2 s e chega a 145 km/h. Decididamente, como a velha senhora, a nova versão também não tem pressa. E nem o interessado precisa ter. Os números e a história estão aí. Basta analisar com a razão e – por que não? – com a emoção.

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