Berlim aposta na coleta de dados para impulsionar micromobilidade | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Berlim aposta na coleta de dados para impulsionar micromobilidade

Por: Redação Mobilidade . 09/02/2024
Mobilidade para quê?

Berlim aposta na coleta de dados para impulsionar micromobilidade

Plataforma utiliza banco de informações com mais de 60 mil veículos compartilhados pela capital alemã

1 minuto, 48 segundos de leitura

09/02/2024

Coleta de dados de micromobilidade em Berlim
De acordo com a Vianova, o acesso aos dados pode garantir melhores decisões políticas em relação às necessidades de mobilidade da capital alemã. Foto: Adobe Stock

A cidade de Berlim está investindo em coleta e análise de dados para resolver as principais demandas de micromobilidade da região. Em janeiro, o governo da capital da Alemanha firmou uma parceria com a plataforma de dados Vianova.

A partir de agora, a plataforma terá acesso a dados dos 60 mil veículos compartilhados de Berlim. Com essa base de informações, o governo pretende abordar com mais precisão as principais fragilidades da cidade em relação aos veículos de micromobilidade.

Leia também: Segurança viária: dados recentes revelam que há esperança

A parceria da Vianova com o operador de transporte público alemão, Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), não é nova. Em fevereiro de 2023, a empresa venceu a licitação do operador para trabalhar com estacionamento de scooters eletrônicos na capital.

Desta vez, a empresa terá acesso aos dados de todos os veículos. “Marca a primeira vez que os dados de todas as frotas de mobilidade partilhada de Berlim serão agregados para oferecer análises de tendências históricas, bem como permitir que os principais decisores responder a insights em tempo real”, afirmaram em documento oficial.

Coleta de dados e aplicação prática

De acordo com a empresa, a coleta de dados serve para qualificar as políticas urbanas e permitir uma melhor tomada de decisões de maneira mais ágil possível. “O que está acontecendo em Berlim tem um grande apelo para as cidades de todo o mundo. A cidade é pioneira em mobilidade multimodal e sustentável e será sempre um destino de inovação”, comenta Thibault Castagne, CEO da Vianova.

Com todo esse acesso, a parceria espera melhorar o planeamento de infraestruturas, como áreas de estacionamento, mas também a monitorização das regras aplicáveis ​​e uma melhor cooperação com os operadores em caso de infrações de estacionamento, utilizando tecnologia para segurança.

“Com a ajuda da plataforma, agora podemos visualizar e analisar os dados de utilização de todos os veículos de micromobilidade ativos em Berlim ao mais alto nível técnico”, afirma a senadora de transportes e mobilidade de Berlim, Manja Schreiner.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login