Honda divulga detalhes e preço da nova Tornado 300; veja fotos e ficha técnica
Com proposta off-road, novo design e motor mais potente, modelo trail volta às lojas em agosto
A Honda divulgou hoje mais detalhes da nova XR 300L Tornado. Apresentada no Festival Interlagos Motos 2024, no início de junho, a renascida trail volta às lojas em agosto. Além da especificações técnicas e mais fotos, a Honda revelou a ficha técnica e o preço da nova Tornado 300.
Usando a mesma base mecânica e ciclística da Sahara 300, lançada no final do ano passado, a nova Tornado XR 300 L, contudo, tem proposta mais off-road do que sua irmã. Além de uma posição de pilotagem mais agressiva, com assento reta, a nova trail tem menos peso e suspensão traseira com curso mais longo. Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara.
De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.
Veja também: Cinco motos do passado que estão de volta
Como é a nova Tornado 300
Com o objetivo de ampliar a oferta de modelos no segmento trail no mercado brasileiro de motocicletas, a Honda XR 300 L Tornado traz características e especificações voltadas para o uso no fora de estrada. Assim como a Sahara, a nova Tornado usa um chassi tubular em aço derivado da CRF 250F, modelo voltado para trilhas e competições off-road.
Equipada com rodas raiadas, aro 21, na dianteira, e aro 18, na traseira, a nova Tornado 300 tem raios de alumínio e pneus de uso misto. Os aros de alumínio, inclusive, trazem trava de pneu, um equipamento usado no off-road. Os pneus são os Metzeler Karoo Street, com câmara, nas medidas 90/90-21 (D) e 120/80-18 (T).
As suspensões de longo curso, com garfo telescópico convencional e 245 mm de curso, na dianteira, e a balança de alumínio monoamortecida e 227 mm de curso, na traseira, completam as especificações da trail. Características ideais para quem quer se aventurar em uma estrada de terra.
Tornado é menos potente do que a Sahara
O motor usado na nova Tornado 300 é um monocilíndrico flex, com 293,5 cm³ de capacidade, comando simples no cabeçote e arrefecimento a ar. Embora seja o mesmo usado na Sahara 300, o propulsor recebeu ajustes para atender ao seu tipo específico de utilização.
Dessa forma, o motor de 300 cc da nova Tornado tem um pouco menos de potência do que o da Sahara. Na trail, o monocilíndrico produz 24,8 cv de potência a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol, contra 25,2 cv na versão aventureira. Já o torque é o mesmo: 2,74 m.kgf a 5.750 giros, também com etanol.
Já o câmbio é o mesmo da Sahara 300, com seis marchas e embreagem assistida e deslizante, sistema que facilita o acionamento e impede o travamento da roda em reduções. Entretanto, a relação da transmissão final difere da sua irmã. A Tornado 300 usa coroa com 39 dentes, enquanto a Sahara usa uma de 40. Em resumo, a Tornado tem uma relação mais curta, que privilegia arrancadas e a força em baixa, porém, provavelmente, reduz a velocidade final.
Leia também: Avaliação: Nova Honda Tornado 300 é moto trail ‘raiz’
Entretanto, a nova Honda XR 300L Tornado pesa menos do que a Sahara. Com menos carenagens, mas o mesmo tanque de 13,8 litros de capacidade, a trail marca 143 kg a seco. O peso é três quilogramas menor do que a Sahara 300.
Iluminação de LED e novo painel
Com um design que remete às motos off-road da Honda, identificadas pela sigla XR, a nova XR 300L Tornado tem visual típico das motos trail. Para-lama alto, sanfonas nas bengalas da suspensão dianteira e assento reto.
O sistema de iluminação usa LEDs no farol, nas setas e na lanterna traseira. O farol tem o mesmo formato da Sahara, porém traz uma interessante “máscara negra”. Já a lanterna difere da usada na Sahara 300.
Assim como o painel totalmente digital, fixado atrás da carenagem do farol. Completo, o painel informa velocidade, rotação do motor, marcha engatada, quantidade de combustível e traz um pequeno computador de bordo, com consumo médio e instantâneo.
Cores e preço nova Tornado 300
A Honda XR 300L Tornado chega à rede de concessionários Honda a partir de agosto. A trail tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo das revisões acontece a cada 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
A nova XR 300L terá apenas a cor vermelha disponível. O preço público sugerido da nova Tornado 300, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 27.690.
Honda XR 300L Tornado – Ficha técnica
Motor OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar
Cilindrada 293,5 cm³
Diâmetro x curso 77,0 x 63,0 mm
Potência máxima 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica
Relação de compressão 9,3: 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba tricoidal
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Transmissão Seis velocidades
Sistema de partida Elétrica
Combustível Gasolina e etanol
Chassi Tipo Berço Semi Duplo
Suspensão dianteira / curso Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão traseira / curso Pro-Link / 227 mm
Freio dianteiro / diâmetro Disco / 256 mm (ABS)
Freio traseiro / diâmetro Disco / 220 mm
Pneu dianteiro 90/90 21M/C (54S)
Pneu traseiro 120/80 18M/C (62S)
Dimensões
Comprimento x largura x altura 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm
Distância entre eixos 1.429 mm
Distância mínima do solo 268 mm
Altura do assento 890 mm
Capacidade do tanque 13,8 litros (3,7 litros para a reserva)
Óleo do Motor 2,0 litros (1,5 litros p/troca)
Peso seco 143 kg
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários