Tornado x Sahara: veja 10 diferenças entre as motos trail de 300 cc da Honda
Embora compartilhem o motor e quadro, painel, pedal de câmbio e outros itens diferem os modelos; veja quais
Com nomes inspirados em motos do passado, os mais recentes lançamentos da Honda agitaram o segmento de motos trail no Brasil. No final de 2023, a marca japonesa apresentou a Sahara 300 para substituir a XRE 300. Recentemente, a Honda renasceu a Tornado, agora também com 300 cc. Ambas compartilham o mesmo motor de 300 cc, além de diversos componentes ciclísticos, porém existem diferenças entre elas.
Afinal, cada uma das trail de 300 cc da Honda tem proposta distinta. Enquanto a Sahara 300 pretende ser uma moto versátil, para o uso diário e também em viagens, a Tornado é voltada para passeios off-road, ou seja, quase uma moto de trilha.
Apesar de terem vocações distintas, Tornado e Sahara compartilham o “powertrain”, ou seja, motor e câmbio. Em resumo, um monocilíndrico de 293,5 cc, arrefecido a ar e caixa de seis marchas, com embreagem deslizante e assistida.
No motor, já aparece a primeira diferença entre as novas trail de 300 cc da Honda. Em função da caixa de ar menor, a Tornado produz 0,5 cv de potência a menos do que a Sahara: 24,8 cv contra 25,2 cv, com etanol.
Além disso, usam o mesmo quadro, derivado da CRF 250F, conjunto de suspensões e os freios. Contudo, algumas especificações e detalhes da Tornado foram alterados para sua proposta off-road. Pensando nisso, fizemos uma lista com as 7 diferenças entre as novas motos trail da Honda.
1 – Design
Basta pôr os olhos nos dois modelos para notar as diferenças de design. A nova Tornado 300 tem um visual inspirado nos modelos de competição off-road, como mostram seu para-lama alto e o farol com uma pequena carenagem. Já a Sahara tem linhas de moto aventureira, principalmente em sua versão Adventure, com para-brisa mais alto.
2 – Painel
O painel da Tornado também é diferente, embora ambos sejam 100% digitais e do tipo black-out. Na Sahara, o painel lembra o da linha CB 650 da Honda, com o indicador de marcha no centro do conta-giros. Já o da versão mais trail é mais simplificado, mas tão completo quanto.
3 – Posição de pilotagem
Em função da proposta e de seu design mais off-road, a Tornado tem uma posição de pilotagem mais “agressiva”. O banco reto na linha do tanque também deve oferecer menos conforto que o da Sahara. O assento na Tornado também é mais alto, a 890 mm do solo, enquanto que na Sahara fica a 859 mm do chão.
4 – Suspensões
O conjunto de suspensões é o mesmo. Na dianteira, ambas têm garfo telescópico convencional, com 245 mm de curso, porém a Tornado traz coifas (sanfonas) nas bengalas. Além do aspecto estético, as coifa ajudam a proteger as bengalas de pedras e poeira no uso mais off-road.
Já na traseira, o link que fixa o monoamortecedor na balança de alumínio é um pouco maior na Tornado. Com isso, há mais 2 mm de curso: 227 mm contra os 225 mm da Sahara.
5 – Ângulo de cáster e trail
Outra diferença entre as motos está na geometria, mais especificamente no ângulo de cáster e no trail. No caso da Tornado, o ângulo é levemente inferior, menos de um grau, mas o trail varia bastante. A mudança, de acordo com a Honda, altera o comportamento da Tornado em trilhas e no uso off-road.
6 – Peso
A Tornado, por ter menos carenagens, pesa três quilos a menos do que a Sahara. Enquanto o peso a seco da XR 300L é de 143 kg, a Sahara standard, mais leve, pesa 146 kg. Uma “leve” vantagem nas trilhas.
7 – Aros das rodas
Assim como a XR 250 Tornado que a inspirou, a nova XR 300L Tornado também encara uma trilha. Pensando nisso, a Honda instalou aros da marca D.I.D., com trava de pneu para o uso off-road, na trail. Já na Sahara, os aros também são de alumínio, da marca Excel, porém sem o dispositivo.
8 – Pedaleiras
Outra mudança em função do uso mais off-road são as pedaleiras. Na Tornado, não as pedaleiras não têm borrachas para reduzir a vibração e dar mais conforto como na Sahara.
9 – Pedal de câmbio
Como pode transitar em trilhas e cavas, a Tornado tem o pedal de câmbio articulado. Dessa forma, caso o pedal bata em uma pedra ou árvore a peça não se quebra.
10 – Relação final
Embora tenham a mesma relação de marchas, os modelos têm relações finais diferentes. A Sahara usa pinhão de 14 dentes e coroa de 40 dentes. Na Tornado, o pinhão é o mesmo, mas a coroa tem 39 dentes, ou seja, a relação final é mais longa. A alteração visa, segundo a Honda, equalizar o desempenho do motor em ambos os modelos.
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