Primeiro caminhão movido a gás natural liquefeito produzido no Brasil é apresentado em Brasília
Combustível pode diminuir a emissão de CO2 em até 28% em comparação com óleo diesel
O primeiro caminhão movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido no Brasil foi apresentado para o Ministério dos Transportes na última terça-feira, 13. O modelo promete reduzir a emissão de CO2 em até 28%, quando comparado com veículos movidos a óleo diesel. Na ocasião, estava presente o ministro Renan Filho.
Leia também: Navio da BYD para transporte de carros utiliza gás natural líquido como combustível
Além da economia da emissão, o modelo 460 CV 6×2 tem uma autonomia de cerca de 1,2 mil quilômetros com um tanque de GNL. Para comparar, um tanque com Gás Natural Veicular (GNV) tem, em média, 300 km de alcance. O combustível utilizado no veículo é produzido a partir do resfriamento do gás natural à temperatura de -160 ºC. De acordo com o Ministério, esse processo faz com que o volume total seja reduzido em cerca de 600 vezes, oferecendo mais espaço para o gás.
Junto à apresentação do veículo, o ministro também afirmou que o governo federal deve investir em infraestrutura de abastecimento deste tipo de combustível nos próximos anos. “Nós estamos estimulando a criação de corredores verdes no Brasil a fim de reduzir a emissão de carbono”, explica.
Para o Ministério dos Transportes, o fundador da Virtu GNL-Brasil, José de Moura Júnior, também afirmou que a empresa prevê implantar duas Centrais de Descarbonização Rodoviárias no Maranhão, nos próximos meses. A ação inclui postos de abastecimento a gás natural, gás natural liquefeito e outros combustíveis sustentáveis, por exemplo.
Também estavam presentes o secretário executivo da pasta, George Santoro, o secretário de Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, representantes da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura e outras autoridades.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários