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Mobilidade urbana na pauta das eleições municipais

Por: . 24/09/2024
Mobilidade para quê?

Mobilidade urbana na pauta das eleições municipais

Para melhorar sua vida no trânsito, só tem um caminho: priorizar o transporte coletivo, a mobilidade ativa e a segurança viária. Até para você que só anda de carro

4 minutos, 28 segundos de leitura

24/09/2024

Eleições Municipais de 2024: transporte público precisa estar na pauta dos candidatos_Foto: Adobe Stock
Mobilidade urbana é o assunto que afeta todos os eleitores, portanto, atenção na hora de votar nas eleições municipais. Foto: Adobe Stock

Faltam poucos dias para as eleições municipais, quando iremos eleger novos prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. O saudoso governador Franco Montoro (1916-1999) não cansava de repetir: o cidadão não vive na União nem nos Estados; ele vive nas cidades. Com isso, Montoro tentava demonstrar a importância dos municípios para definir a qualidade de vida das pessoas.

Afinal, são as políticas locais que impactam, de fato, as pessoas. Deveríamos, portanto, preocupar-nos muito mais com os rumos das políticas públicas a serem implementadas pelos prefeitos. As eleições municipais deveriam ocupar muito mais a atenção dos eleitores.

A mobilidade urbana é o assunto que afeta todos os eleitores. Algumas abastadas famílias não sofrem qualquer impacto na política de saúde ou educação públicas.  Afinal, podem se valer dos sistemas privados. Mas ninguém escapa das consequências das políticas de mobilidade urbana.

Vou tentar, a seguir, sublinhar alguns aspectos que devem chamar a atenção do (e)leitor para a escolha do seu voto, no próximo dia 6 de outubro.

Gargalos nas eleições municipais

Mesmo que você nunca use transporte público e se desloque diariamente em seu automóvel privado, não acredite no candidato que promete resolver o problema do seu engarrafamento construindo viadutos, pontes e túneis.

Esse candidato, de boa-fé ou não, está mentindo para você. Não há a menor possibilidade do trânsito melhorar com a construção de novos espaços para automóveis. Toda a literatura e casos práticos mostram o contrário: quanto mais espaço para carros, mais estímulo ao uso privado das vias e pior será o trânsito.

Dou o exemplo do túnel sob o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Construído sob a promessa de eliminar os congestionamentos na região, o que promoveu, na verdade, foi a duplicação da congestão: temos carros parados no túnel e em cima dele.

É simples: se eu vejo uma via nova, com boa vazão do trânsito, eu, que andava a pé ou de transporte público, me sinto estimulado a comprar um carro. Eu e muitos. Todos esses novos usuários irão se encontrar em outros pontos da cidade, adicionando novos automóveis nos congestionamentos.

Você anda de carro e quer um trânsito melhor? Vote em quem se compromete de verdade com o transporte público, os deslocamentos por bicicleta e o incentivo às caminhadas.

É o transporte por ônibus ou trilhos, eficiente, rápido, moderno e confiável, que vai reduzir o número de carros nas ruas e melhorar a sua vida e de toda a cidade. Mesmo que você prefira ir seguindo no seu automóvel, um sistema de transporte público eficiente irá diminuir o número de carros nas ruas.

Menos ônibus

Em relação às bicicletas, as ciclovias não te atrapalham, meu caro motorista. Quanto mais ciclovias com qualidade e segurança, menos carros teremos nas ruas. Imagine aqueles ciclistas todos que circulam na Avenida Paulista, ou na Faria Lima, trocando suas bicicletas por carros, o quanto não iriam prejudicar a sua viagem. As ciclovias melhoram o trânsito, assim como os ônibus de qualidade, porque são elas que convidam as pessoas a deixarem seus carros em casa.

A prioridade para o pedestre (a maioria das viagens é feita a pé) também pode melhorar sua vida, meu caro motorista. Quanto mais segura, confortável e acolhedora for a caminhada, também mais pessoas poderão optar por se deslocar a pé, deixando seus carros para os passeios de fim de semana.

Mas fique atento, amigo (e)leitor. Todo candidato a prefeito vai dizer que prioriza o transporte público. Seu escrutínio é fundamental. Mas prioriza mesmo? Se é um candidato à reeleição, veja quantas faixas exclusivas de ônibus ele implantou. Veja quantos corredores de ônibus ele construiu. Busque saber o valor da tarifa na sua cidade e compare com outras.

Preste atenção na qualidade dos ônibus. Se você não usa, pergunte a quem use. Desconfie muito de quem só fez asfalto. Asfalto é obra temporária, que logo se deteriora e vai precisar ser refeito. Não melhora a sua vida e nem o trânsito. O candidato fez só asfalto ou também cuidou das calçadas?

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Segurança em primeiro lugar

Desconfie de quem não tem coragem de fiscalizar o trânsito. O trânsito é a maior causa de mortes entre jovens no Brasil. Eu sei, que, às vezes, você pensa ser um piloto de Fórmula 1, e acha que radares e limites de velocidade são uma indústria de arrecadação.

Mas reflita comigo: quantas pessoas você conhecia e que morreram no trânsito? Mais de uma, não? Candidato que tem medo de proteger a vida está colocando a sua e de sua família em risco.

Preste atenção, amigo (e)leitor, para melhorar sua vida no trânsito, só tem um caminho: priorizar o coletivo, a mobilidade ativa e a segurança viária. Até para você que só anda de carro.

Leia também: Mortes no trânsito: é preciso reduzir a velocidade dos carros no Brasil

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão

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