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Linha 22-Marrom, o que se sabe sobre o futuro ramal do Metrô que deve chegar a Cotia?

Por: Fellipe Gualberto . Há 8 dias
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Linha 22-Marrom, o que se sabe sobre o futuro ramal do Metrô que deve chegar a Cotia?

Governo de São Paulo já divulgou número de estações e quantos km terá a via

1 minuto, 51 segundos de leitura

07/11/2024

Ramal pode ter trens menores, o que diminuiria os custos de escavação dos túneis. Foto: Adobe Stock

O Metrô pode sair da cidade de São Paulo e ir para municípios vizinhos em breve. Além da expansão da Linha 2-Verde, que deve chegar à Guarulhos e já está movimentando desapropriações e demolições para sua construção, a Linha 22-Marrom do metrô também deve alcançar outras cidades.

De acordo com a Secretaria de Parceria de Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo, “a Linha 22-Marrom terá 19 estações distribuídas entre as cidades de São Paulo, Osasco e Cotia, com extensão de 29 km”. Confira mais informações sobre o possível futuro ramal.

Leia também: Expansão de metrô e trem em SP: confira obras e linhas que

Como será a Linha 22-Marrom do Metrô?

Linha 22-Marrom está à esquerda, ramal deve se conectar com outra via em projeto, a 20-Rosa. Foto: Divulgação/ Secretaria de Parceria de Investimentos do Governo de São Paulo

O futuro ramal, caso se torne realidade, deve transportar 678 mil pessoas por dia, de acordo com estimativas do Metrô. Desses passageiros, 394 mil, mais da metade, serão novos usuários para o sistema de transporte sobre trilhos da capital paulista.

A Linha 22-Marrom deve ter conexão com o metrô através das Linha 2-Verde, na Estação Sumaré e 4-Amarela, na Estação Faria Lima; além de permitir baldeação com os trens metropolitanos na Estação Hebraica Rebouças da Linha 9-Esmeralda. Por fim, se a Linha 20-Rosa do metrô se tornar realidade, as duas vias também devem ter uma estação compartilhada.

Como está o andamento?

Segundo a SPI, o projeto está qualificado e deve ser executado por meio de uma parceria público-privada (PPP). A secretaria ainda informa que “os estudos [referentes a obra] estão sendo realizado pela International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial”.

Por fim, ainda não há previsão de quando as obras devem começar ou a Linha 22-Marrom deve ser entregue. Sendo assim, os interessados em usar o modal devem esperar que o projeto passe por diversas outras etapas, como audiência pública e licitação, antes do início da construção, que também deve demorar anos.

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