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Honda CG chega a 15 milhões de unidades produzidas; veja 10 modelos que fizeram história

Por: Arthur Caldeira . 06/02/2025
Meios de Transporte

Honda CG chega a 15 milhões de unidades produzidas; veja 10 modelos que fizeram história

Marca, alcançada em dezembro passado, faz da CG o veículo a motor de maior produção no País

5 minutos, 0 segundos de leitura

06/02/2025

Honda CG 160 Titan 2025
Honda CG 160 2025 alcançou a marca de 15 milhões de unidades do modelo produzidas em Manaus (AM). Fotos: Honda

A Honda alcançou a marca de 15 milhões de unidades produzidas da CG em dezembro de 2024. O volume atingido em quase 50 anos faz da CG o veículo a motor mais vendido de todos os tempos no Brasil. Primeira moto produzida pela Honda no Brasil em 1976, a moto urbana da Honda nasceu como CG 125 e vem evoluindo desde então. Atualmente, a moto urbana da Honda é fabricada como CG 160 e ganhou novidades importantes no modelo 2025, como o sistema de freio ABS.

As 15 milhões de unidades produzidas da Honda CG também superam, de longe, o volume de qualquer outro veículo, incluindo automóveis, já fabricados no País. Como comparação, o VW Gol teve 8,5 milhões de unidades produzidas entre 1980 e 2022, quando o modelo saiu de linha.

A Honda CG se mantém há muitos anos como a moto – e o veículo – mais vendido do País. Em 2024, foram emplacadas 428.126 unidades do modelo, de acordo com dados da Fenrabrave, entidade que reúne os distribuidores de veículos do Brasil.

Para homenagear esse ícone do mercado brasileiro de motos, fizemos uma lista com 10 modelos da Honda CG que marcaram época; confira.

10 modelos que fizeram história

Além de ser a primeira motocicleta Honda fabricada no Brasil, a CG 125 1976 inaugurou a fábrica da marca japonesa em Manaus (AM). Veja modelos da CG que fizeram história e revelam a evolução da moto mais vendida do Brasil.

1- Honda CG 125 1976 – a primeira

Primeira moto com motor quatro tempos fabricada no Brasil, a CG 125 1976 tinha apenas 11 cv de potência e partida somente no pedal. Outra curiosidade é que o câmbio tinha quatro marchas e todas eram engatadas para baixo. Alimentado por carburador e com acionamento do comando de válvulas por varetas (OHV), o motor era capaz de levar a pioneira CG 125 a cerca de 90 km/h. A “CG bolinha”, apelido dado em referência ao formato do tanque, era leve: tinha apenas 94 kg. O modelo foi fabricado até 1978, quando ganhou, entre outras novidades, o garfo telescópico na dianteira.

2- Honda CG 125 1981- primeira moto a álcool do mundo

Em 1981, em função da crise do petróleo, a Honda lançou uma CG 125 a álcool. A primeira moto do mundo a utilizar o etanol, naquela época chamado de álcool mesmo, como combustível. Da mesma forma que os automóveis, a CG a álcool tinha um sistema de alimentação de gasolina na partida a frio, com reservatório sob o banco. Na época, a novidade da Honda também ganhou câmbio de cinco marchas, novidade que só chegaria ao modelo a gasolina dois anos depois. Potência e torque se mantiveram praticamente iguais ao modelo à gasolina.

3- Honda CG 125 1983 – câmbio de cinco marchas

Em 1983, o câmbio de cinco marchas finalmente chegou a CG 125 a gasolina, um marco na história do modelo. O design também mudou: linhas mais retas marcavam o tanque e as carenagens laterais. Modelo também ganhou uma nova lanterna e piscas, além de um para-lama traseiro na cor da moto. O tanque também passou a ter capacidade para 12 litros.

4 – Honda CG Cargo – uso profissional

Em 1988, inovando mais uma vez, a Honda lança a CG 125 Cargo, com design focado no transporte de cargas e uso mais voltado ao trabalho.

5 – Honda CG 125 Today 1989 – ignição eletrônica

O modelo, que recebeu mais de 70 alterações no chassi e no motor, ganhou o sobrenome de “Today” (hoje, em inglês) para destacar que se tratava de uma moto atual. Afinal, uma das grandes novidades era o CDI, um capacitor que melhorava a precisão das faíscas na vela de ignição do motor. O design mudou também; as carenagens laterais e a traseira eram integradas ao tanque de combustível.

6 – Honda CG 125 1994 – a primeira Titan

Em 1994, nascia uma das séries de maior sucesso da CG 125, a Titan – nome utilizado até hoje pela marca par designar as versões topo de linha. Com formas mais arredondadas, a CG Titan tinha tanque de combustível com capacidade para 13 litros. A rabeta era nova, assim como as tampas laterais. A garupa ganhou a comodidade e a segurança de duas alças de apoio.

7 – Honda CG 150 2004 – motor maior

Depois de quase 30 anos usando motor de 125 cc, a CG ganhou um motor maior. Em 2004, o modelo ganhou um novo monocilíndrico de 150 cc e comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente. O desempenho melhorou, mas o modelo ainda usava carburador. A injeção eletrônica chegaria alguns anos mais tarde.

8 – Honda CG 150 Titan Mix 2010 – primeira moto flex do mundo

Apenas em 2009, junto com a terceira fase do Promot, chegou a injeção eletrônica de combustível à moto mais vendida do Brasil. A CG Titan também ganhava uma carenagem, pela primeira vez. Com visual controverso, a peça rendeu o apelidos engraçados ao modelo. No ano seguinte, nascia a versão “Mix”, nome criado pela marca para designar a primeira moto flex do mundo, pois usava gasolina ou etanol.

9 – Honda CG 160 2016 – motor ainda maior

Lançada em 2015, mas como modelo 2016, a nona geração da CG trazia como principal novidade o motor de 160 cm³. O design renovado deixou a CG mais “esportiva”.

10 – Honda CG 160 2025

CG 160 Titan 2025

A décima geração da CG, lançada no final do ano passado como Honda CG 160 2025, trouxe importantes melhorias para o modelo. Além de um design atualizado, nova suspensão dianteira e traseira, todas as versões ganharam freio a disco dianteiro. Pela primeira vez em sua história, a CG tem uma versão com sistema ABS. A Titan 2025, versão mais cara e sofisticada do modelo, tem disco nas duas rodas, mas sistema antitravamento na roda dianteira.

Leia também: Avaliação: Honda CG 160 Titan 2025: aceleramos a versão topo de linha com ABS

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