BYD traz navio cargueiro gigante para o ES com 5.524 veículos

Buscando sugestões para:


BYD traz navio cargueiro gigante para o Espírito Santo com 5.524 veículos híbridos e elétricos

Por: Daniela Saragiotto* . Há 3 dias

Publicidade

Inovação

BYD traz navio cargueiro gigante para o Espírito Santo com 5.524 veículos híbridos e elétricos

Empresa adota estratégia marítima para abastecer o mercado brasileiro antes do início das operações na fábrica em Camaçari (BA)

3 minutos, 37 segundos de leitura

28/02/2025

Navio Explorer Nº 1, da BYD, chegando no Portocel, no Espírito Santo. Foto: Divulgação BYD
Navio Explorer Nº 1, da BYD, chegando no Portocel, no litoral do Espírito Santo. Foto: Divulgação BYD

Na última quinta-feira (27) atracou no Portocel, porto localizado no município de Aracruz, no Espírito Santo, o navio BYD Explorer Nº 1, embarcação da fabricante chinesa. A bordo do cargueiro estavam 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Os carros saíram de Nigbo, na província chinesa de Zhejiang, onde fica o quarto maior porto da China.

Leia também: Fabricantes de ônibus elétrico dizem que podem suprir a demanda do transporte público de São Paulo

O Mobilidade Estadão teve oportunidade de conhecer o interior do navio da BYD, que, ao contrário dos veículos da marca, não é elétrico. De acordo com a marca chinesa o cargueiro é movido a gás e diesel. Assim, o navio fez duas escalas para abastecimento: em Singapura e Port Louis antes de atracar no Brasil. O trajeto da China ao Brasil levou 27 dias.

Cabine de comando da embarcação. Foto: Divulgação BYD

Segundo Alexandre Billot Mori, gerente executivo da Portocel, o planejamento para receber o navio começou há aproximadamente seis meses. “Iniciamos as discussões com os parceiros envolvidos, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o Explorer Nº 1, um navio cujas especificações são distintas das embarcações convencionais que costumam atracar aqui”, explica.

Leia também: Uber se une à ABVE para acelerar a eletrificação no Brasil

Dimensões do navio da BYD

Primeiro de um total de oito navios do plano divulgado inicialmente pela empresa, o Explorer BYD Nº 1 tem quase 200 metros de comprimeiro (199,9 m) e 38 metros de largura.

Além disso, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos no total. Sua tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.

No interior do navio, contudo, os veículos estavam estacionados nos andares da embarcação como em um grande estacionamento. Em nossa visita, os carros estavam sendo retirados um a um da embarcação.

Veículos recém-chegados da China sendo retirados da embarcação. Foto: Divulgação BYD

Estratégia antes da produção dos veículos no País

De acordo com a BYD, a embarcação chega para atender a demanda de mercado pelos veículos até que a fábrica de Camaçari (BA) inicie as operações, ainda sem data para que isso ocorra.

Segundo a marca chinesa, entretanto, o complexo na Bahia será o maior fora da China. Ele terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil em um segundo momento.

“A chegada do BYD Explorer N° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender a crescente demanda por veículos eletrificados no País”, diz Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.

De acordo com ele, enquanto a empresa prepara o início da produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade.

“Assim, investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados que opera”, finaliza Baldy.

Número da montadora

Em janeiro deste ano, contudo, a BYD superou a marca dos 100 mil veículos no Brasil e está entre as dez montadoras com mais emplacamentos no País nesse segmento.

No ano passado, a montadora registrou 76.811 emplacamentos no Brasil, sendo responsável por 7 a cada 10 veículos elétricos vendidos e 1 a cada 4 híbridos.

BYD anuncia novo Centro de Distribuição

A montadora possui um Centro de Distribuição em Cariacica (ES), que atualmente despacha em média 2.661 componentes por dia. No último ano, ao estoque de componentes passou de 370 mil para 718 mil peças, um crescimento de 94%.

A área física do CD, contudo, foi ampliada em 20 mil m², totalizando agora 24,5 mil m², o que representa uma expansão de 444%.

De acordo com a empresa, um novo Centro de Distribuição em Araçariguama (SP) será inaugurado no segundo semestre deste ano.

Leia também: Recarga: viajar de carro elétrico é possível; basta planejamento

* A jornalista viajou ao Espírito Santo a convite da BYD

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login