Única empresa de logística da Yamaha do mundo amplia atuação no Brasil
Falta de um serviço qualificado levou a montadora a abrir a própria operação no País

Neste ano, a Yamalog, empresa de logística da Yamaha, vai ampliar sua atuação e chegar a 26 Estados do País. Essa é a primeira operação de logística da Yamaha do mundo, criada após uma série de problemas com prestadores de serviço locais.
Leia também: Apenas 4% dos motoristas de caminhão no Brasil são jovens
“Nós tínhamos muita dificuldade, com o atendimento, prazos, avarias e diversos impactos na nossa operação de entrega de motocicletas e produtos náuticos”, explica Silvana Santos, gerente executiva. Criada em 2017, a Yamalog já realiza 86% das entregas da Yamaha no Brasil. Além disso, conta com uma operação de logística reversa, em que os hacks de transporte das motocicletas são retornáveis.
Somado a entrega dos produtos prontos, a companhia de logística ainda transporta os insumos que abastecem a linha de produção da Yamaha, em Manaus (AM). Conforme a gerente, são mais de 600 veículos e 400 colaboradores na Yamalog. Os motoristas são autônomos, contratados sob demanda.
Expansão da empresa de logística da Yamaha no Brasil
Após oito anos de atuação, a Yamalog pretende expandir as operações, com filiais nos 26 Estados do Brasil. Atualmente, a empresa tem 15 unidades operacionais. Com a nova expansão, a Yamalog deve atender quase 100% das entregas da Yamaha no Brasil.
Essa operação ampliada ainda vai beneficiar outros clientes da Yamalog. Ao longo dos anos, a operadora logística incorporou outras empresas no leque de negócios. Dessa forma, consegue tornar a operação mais eficiente, já que os barcos e caminhões saem de Manaus cheios e voltariam vazios.
Yamalog: conexão para o Norte
A principal toada da Yamalog nesta edição do Intermodal South America, que ocorreu dos dias 22 a 24 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo, foi o potencial de conectar o Norte do Brasil ao resto do País. Isso porque sede da Yamaha no Brasil, ou seja, onde saem todos os produtos da empresa, fica no coração na capital do Amazonas.
As dificuldades logísticas que levaram a criação da Yamalog agora são motivadoras do crescimento da empresa. Com clientes no ramo alimentício, cosméticos, químicos, entre outros, a Yamalog atende uma gama de empresas em todo o Brasil. Em suma, a operadora leva os produtos Yamaha aos Estados brasileiros e retorna ao Norte com outros carregamentos. Porém, a empresa garante que realiza outras rotas a depender da demanda dos clientes.
Logística reversa = menos 35 toneladas de resíduos
A competitividade da Yamalog também aparece nos processos que garantem a qualidade dos produtos entregues. Portanto, para acabar com os produtos repletos de avarias, a operadora criou hacks de transporte especiais.
“Nós tínhamos, no passado, embalagens de madeira, que foram substituídas por hacks metálicos retornáveis”, conta Silvana. Com a alteração, a motocicleta é entregue e o hack volta com o caminhão.
Em cada carreta, cabem 56 hacks, ou seja, 56 motocicletas. Conforme as contas da Yamalog, desde que esse sistema foi implementado em 2014, 35 mil toneladas de resíduos deixaram de ser descartados.
Leia também: Conheça as rodovias mais perigosas para roubo de cargas do Brasil
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários