Yamaha mostra protótipo da MT-09 híbrida; conheça | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Yamaha mostra protótipo de moto híbrida plug-in inspirado na MT-09; conheça

Por: Arthur Caldeira . Há 18h
Meios de Transporte

Yamaha mostra protótipo de moto híbrida plug-in inspirado na MT-09; conheça

Marca japonesa, que já comercializa scooter híbrida leve no Brasil, também estuda outras alternativas menos poluentes

3 minutos, 3 segundos de leitura

29/04/2025

Yamaha protótipo moto híbrida plug-in

A Yamaha apresentou o protótipo de uma moto híbrida plug-in inspirado na MT-09. Embora seu design se assemelhe ao da naked de três cilindros, o modelo usa um motor de combustão interna aliado a um motor elétrico. Vale lembrar que a Yamaha já vende no Brasil a Fluo 125 Hybrid ABS, uma scooter com sistema híbrido leve. Além disso, a Kawasaki comercializa versões híbridas da esportiva Ninja e da naked Z.

Entretanto, a grande diferença da nova tecnologia apresentada pela Yamaha é que se trata de um sistema PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Apesar de não revelar detalhes, tudo indica que a moto poderá ter sua bateria recarregada em tomadas comuns.

O sistema deverá permitir que o motor a combustão gere energia para recarregar as baterias, mas a Yamaha também instalou um sistema de carga no protótipo da MT-09 PHEV. Dessa forma, a moto a poder ser ligada a uma tomada convencional para recarregar as baterias.

A grande vantagem do sistema híbrido instalado no protótipo da MT-09 PHEV é permitir que o motociclista use uma combinação dos dois motores enquanto conduz a moto. Dependendo das condições de utilização, a naked da Yamaha usará um motor por vez. Por exemplo, o elétrico para as arrancadas ou em áreas urbanas. Ou ainda uma combinação da potência gerada pelos dois motores de forma a obter melhor desempenho.

Como funciona a Yamaha MT-09 híbrida plug-in

De acordo com as informações divulgadas pela marca, o sistema híbrido da MT-009 PHEV inclui diversos modos de funcionamento. No modo automático, a partida usará o motor elétrico, mas o tricilíndrico entra em funcionamento a partir de uma determinada velocidade.

No vídeo publicada pela Yamaha em suas redes sociais, pode-se ver essa troca de motorização acontecer a partir dos 50 km/h. Entretanto, imagina-se que o condutor poderá definir qual o momento em que isto acontece.

A Yamaha não revela quais são os números de desempenho gerados pelo sistema híbrido da MT-09 PHEV. Contudo, a fabricante japonesa destaca que “o sistema aposta num desenho compacto, e embora se adicionem um motor elétrico e bateria, a moto mantém as dimensões gerais de uma moto convencional e mantém as suas características de condução”.

Esportiva híbrida

Além da MT-09 híbrida plug-in, a Yamaha apresentou recentemente uma scooter híbrida, diferente da Fluo, vendida no Brasil. Chamado de híbrido paralelo, o sistema conta com dois motores – um a combustão e outro elétrico acoplado à roda traseira -, além de um gerador.

Yamaha também trabalha em sistema híbrido convencional que poderá equipar uma scooter

A scooter híbrida paralela terá três modos de funcionamento. Totalmente elétrica, apenas com o motor montado no eixo traseiro; ou um modo híbrido em série, no qual o motor de combustão interna fornece tração para a roda traseira por meio da transmissão por correia, além de recarregar a bateria por meio do gerador. Há ainda um terceiro modo que pode combinar os dois motores para gerar um impulso a mais em ultrapassagens.

A Yamaha ainda afirmou que deverá mostrar o conceito de uma moto esportiva com um sistema híbrido. A fabricante, contudo, deixa claro que tanto a scooter híbrida como a MT-09 PHEV ainda são protótipos. Entretanto, fica claro que a fabricante japonesa trabalha para desenvolver modelos menos poluentes que devem chegar às lojas no futuro.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login