Segmento de motos fecha 1º semestre de 2025 com mais de 1 milhão de unidades emplacadas
Distribuidores de veículos projetam recorde histórico de emplacamentos de veículos de duas rodas no acumulado do ano

No primeiro semestre de 2025, foram emplacadas 1.029.298 motocicletas, de acordo com dados divulgados hoje (3) pela Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos do País. O volume representa um crescimento de 10,33% na comparação com o mesmo período do ano passado. Também confirma a projeção da entidade, feita no início do ano, de que o segmento de motos pode bater recorde histórico de vendas em 2025.
“Mantemos a projeção de 10% de crescimento, o que significa que vamos atingir um recorde histórico. Vamos superar, pela primeira vez, o número de 2 milhões de motos vendidas em um ano”, declarou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior. Segundo o executivo, as motocicletas se firmaram como uma opção de mobilidade no País, seja nas entregas ou nos deslocamentos diários.
De acordo com a projeção da Fenabrave, o segmento de motos deve crescer em torno de 10% em 2025. Feita pela associação no início deste ano, a tendência de alta foi confirmada na revisão das projeções apresentada durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (3).
Juros altos preocupam
Apesar de otimista com os resultados do setor, a entidade se mostra preocupada com a alta taxa básica de juros, hoje em 15%. “Então vocês veem aí que devemos fechar o ano com a maior taxa real de juros do mundo, já descontando a inflação projetada em torno de 5%”, afirmou o diretor executivo da Fenabrave, Marcelo Franciulli, ao comentar a revisão das projeções de vendas para o ano.
Embora o segmento de motocicletas seja dependente do crédito tanto quanto o de automóveis, nas motos, o consórcio tem papel mais significativo. “Uma em cada 3 motos emplacadas foram vendidas por consórcio”, afirmou Franciulli.
O presidente da Fenabrave Arcelio Junior acrescentou ainda que a modalidade deve crescer. “Com a alta nas taxas de juros, devemos notar um significativo aumento nas cotas de consórcio no segmento de motos em 2025”, afirmou.
Leia também: Com juros altos, consórcio de motos surge como opção mais acessível ao financiamento
Além da expectativa de aumento nas vendas de motos em 2025, a associação manteve a projeção de alta para automóveis e comerciais leves (5,0%) e ônibus (6,0%). Entretanto, reduziu ainda mais a queda nas vendas de caminhões (-7,0%) e implementos rodoviários (-20%).
Vendas de motos elétricas crescem 52% em 2025
A alta de 52,56% nas vendas de motos eletrificadas no primeiro semestre de 2025 confirmam o bom momento do setor. Entre janeiro e junho deste ano, as motos elétricas emplacaram 5.416 unidades, contra 3.550 no mesmo período de 2024.
“Apesar do baixo volume, as motos elétricas tiveram um crescimento considerável”, comentou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários