Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Mobilidade para quê?

5 dicas para andar de moto no frio

Confira como se proteger das baixas temperaturas e pilotar com segurança na estação mais fria do ano

2 minutos, 11 segundos de leitura

15/06/2022

Por: Por Arthur Caldeira

Para se proteger do frio, o ideal é usar uma jaqueta de moto, calças mais grossas e um calçado de cano alto, que proteja, no mínimo, o seu tornozelo. Foto: Getty Images

O inverno ainda nem começou, mas massas de ar polar já estão fazendo com que as temperaturas caiam em quase todo o País. Mas o frio não pode ser desculpa para deixar sua moto parada na garagem. Com algumas dicas e equipamentos adequados, além de cuidados especiais, pilotar, no inverno, pode até ser prazeroso.

Aquecendo os motores

Mais do que nunca, é importante aquecer o motor da sua moto por, pelo menos, três minutos, antes de sair. Dê a partida e deixe esquentar, enquanto você coloca capacete, veste luvas e jaquetas. Além do óleo e do combustível, outros fluidos, como o do freio e o das suspensões, precisam atingir uma temperatura ideal de funcionamento. Por isso, conduza com mais cautela e atenção nos primeiros minutos. Os pneus também precisam se aquecer para oferecer a aderência necessária.

Pilote sempre equipado

No inverno, e nas outras estações, claro, o importante é usar o equipamento completo de pilotagem. Além do capacete, o ideal é usar uma jaqueta de moto, calças mais grossas e um calçado de cano alto, que proteja, no mínimo, o seu tornozelo. Não se esqueça das luvas: com o vento, as mãos podem perder a sensibilidade e prejudicar a pilotagem.

OFERTAS 0KM

Proteja-se do frio

Mesmo que você não esteja sentindo tanto frio antes de subir na moto, lembre-se de que, com o vento, a sensação térmica é de cerca de 10° C a menos – principalmente, na estrada, em velocidades mais altas. Não subestime o frio. Uma opção é usar uma segunda pele, por baixo da roupa, e também uma balaclava ou protetor de pescoço para não “perder” calor enquanto anda de moto.

Acessórios para sua moto

No caso das scooters, pode-se instalar um para-brisa mais alto para desviar o vento. Também há para-brisas para motos de todos os tipos. Outra dica são os protetores de mão, que, além de preservarem sua moto em caso de queda, ajudam a encarar o frio. No caso das motos maiores, outra opção são os aquecedores de manoplas.

Cuidado com a pista

Embora não chova muito no inverno, à noite, é comum cair um sereno, que molha o asfalto e reduz a aderência. Por isso, fique atento ao piso úmido. Evite frear ou acelerar bruscamente. Em algumas regiões, como o Sul do Brasil, os termômetros podem ficar abaixo de zero e formar uma fina camada de gelo na pista. Espere o sol nascer e “derreter” o gelo ou redobre o cuidado nesses locais. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login