Triumph Scrambler 400 XC oficialmente lançada na Europa; será que vem para o Brasil? | Mobilidade Estadão | 200 a 500 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Triumph Scrambler 400 XC oficialmente lançada na Europa; será que vem para o Brasil?

Por: Arthur Caldeira . 11/07/2025
Meios de Transporte

Triumph Scrambler 400 XC oficialmente lançada na Europa; será que vem para o Brasil?

Versão mais ‘off-road’ tem rodas de alumínio com raios e pneus sem câmara; conheça

2 minutos, 28 segundos de leitura

11/07/2025

Triumph Scrambler 400XC
Modelo junta-se à Scrambler 400X e Speed 400 e amplia gama de motos médias da marca inglesa. Fotos: Triumph

Apresentada em maio passado, na Índia, a Triumph Scrambler 400 XC chega agora à Europa. Nova versão da Scrambler 400 X, o modelo traz rodas raiadas ao invés das rodas de liga-leve e um visual mais “off-road”. No mercado europeu, a nova Scrambler 400 XC chega às concessionárias Triumph em setembro. Mas será que ela vem para o Brasil?

Também produzida em parceria com a Bajaj, o modelo amplia a gama de motos de 400cc da marca inglesa. Sucesso em todo o mundo e também no Brasil, as Speed 400 e Scrambler 400 representaram cerca de 40 % das vendas da Triumph no mercado brasileiro em 2024.

Dessa forma, não é difícil prever que a nova Triumph Scrambler 400 XC deve vir ao Brasil. Embora a Triumph não confirme oficialmente a vinda do modelo para o nosso mercado.

Como é a nova Triumph Scrambler 400

Construída sobre a mesma base da Scrambler 400, a nova versão XC criada pela Triumph usa o mesmo motor monocilíndrico de 398 cm³ da conhecida X. Com quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e DOHC, produz bons 40 cv de potência e 3,8 m.kgf de torque máximo. Seu câmbio tem seis marchas com embreagem assistida e deslizante.

As diferenças surgem, principalmente, nas rodas. Apesar de terem as mesmas medidas (19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira), usam raios. Porém, uma boa notícia, com pneus sem câmara, mais fáceis de reparar em caso de furos.

Visualmente, a nova Scrambler 400 XC se caracteriza pelo para-lama alto, no estilo “bico de pato”, como outras motos trail. Além disso, a nova versão traz uma pequena carenagem acima do farol, semelhante a um “number plate“, a placa onde vão os números dos competidores em provas off-road.

O conjunto de suspensões usa garfo telescópico invertido, na dianteira, e uma balança monoamortecida, na traseira. Ambas com 150 mm de curso, o suficiente para o asfalto, mas pouco para um uso mais fora-de-estrada. A proposta aventureira, portanto, fica limitada à estética, pois, na prática, as suspensões têm o mesmo curso da versão X.

Veja avaliação: Novas motos Triumph de 400 cc surpreendem pelo bom desempenho

Destaque, contudo, para o controle de tração, que pode ser desligado, e o sistema de freios ABS, com modo off-road. Um ponto positivo para rodar em estradas de terra.

Cores e preço da nova Triumph 400cc

A nova Triumph Scrambler 400 XC chega às loja na Europa em setembro em três opções de cores: Racing Yellow, Granite e Vanilla White. Seu preço na Itália é de 7.245 euros, o equivalente a mais de R$ 46 mil. Seu valor é superior aos 6.545 euros (cerca de R$ de 42 mil) cobrado pela Triumph na Scrambler 400X no mercado italiano.

Já aqui no Brasil, a Triumph vende a Scrambler 400 X por R$ 33,9 mil. Ou seja, caso venha a versão XC chegue ao País deve passar dos R$ 35 mil.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login