População de Porto Alegre pede mais pontos de ônibus e terminais

Buscando sugestões para:


Publicidade

População de Porto Alegre pede mais pontos de ônibus e terminais no Orçamento Participativo

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 2 min
Mobilidade para quê?

População de Porto Alegre pede mais pontos de ônibus e terminais no Orçamento Participativo

Assembleia elegeu representates da comunidade e ranqueou as prioridades para o setor de mobilidade urbana na capital gaúcha

2 minutos, 1 segundo de leitura

18/07/2025

Em Porto Alegre, população ajuda a determinar como o orçamento será aplicado no ano seguinte. Foto: Alena/Adobe Stock
Em Porto Alegre, população ajuda a determinar como o orçamento será aplicado no ano seguinte. Foto: Alena/Adobe Stock

A quinta assembleia do Orçamento Participativo de Porto Alegre reuniu 206 pessoas na Usina do Gasômetro na última segunda-feira, 14 de julho. Com foco em Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), o encontro definiu as prioridades da população para o setor. Além disso, o evento também elegeu delegados e conselheiros que vão representar a comunidade nas discussões sobre investimentos municipais.

Leia também: Trem do Pampa é inaugurado no Rio Grande do Sul com roteiro turístico na fronteira com o Uruguai

O tema mais votado foi a necessidade de ampliar e qualificar as estruturas de embarque e desembarque de passageiros, como paradas, abrigos, terminais e estações. Durante a plenária, o prefeito Sebastião Melo destacou a importância do diálogo direto com a população.

“Não existe cidade sem mobilidade humana. Ouvindo quem usa diariamente o transporte público, conseguimos pensar em um sistema mais qualificado e com tarifa acessível”, afirmou.

Secretários municipais também participaram da reunião, apresentando entregas recentes e ouvindo as demandas da comunidade.

Prioridades para Porto Alegre

Além da ampliação das estruturas de transporte, a população definiu outras três prioridades para investimento em 2026. Aliás, a acessibilidade no transporte, pavimentação de vias e projetos de segurança viária, incluindo placas, sinaleiras, sinalização e infraestrutura são os destaques.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, essas pequenas obras são essenciais para melhorar a rotina de quem vive nos bairros. Já o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, e o secretário municipal de Obras, André Flores, também apresentaram ações em andamento.

Após as apresentações, dez moradores previamente inscritos e os atuais conselheiros da CTMU falaram no microfone. Ao fim do encontro, a nova chapa de conselheiros da área assumiu o cargo.

As assembleias temáticas e da Região Centro seguem até 16 de julho, sempre na Usina do Gasômetro. Ademais, entre 17 de julho e 11 de agosto, o ciclo do Orçamento Participativo continua com as reuniões regionais. Portanto, quem quiser participar pode procurar a subprefeitura da sua região ou entrar em contato com a Coordenação das Subprefeituras da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural.

Leia também: Brasil tem grande potencial para avançar no transporte metroferroviário

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login