'Carro voador': conheça o modelo híbrido de sete lugares

Buscando sugestões para:


Publicidade

‘Carro voador’: conheça o modelo híbrido de sete lugares

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 5 dias
Inovação

‘Carro voador’: conheça o modelo híbrido de sete lugares

Modelo criado pela Horizon Aircraft ainda não tem data para voar, mas quem assina o design da aeronave é o renomado Andrea Mocellin, que já passou por marcas icônicas como Alfa Romeo, Maserati e Pininfarina

2 minutos, 1 segundo de leitura

21/07/2025

'Carro voador' é uma aposta para operações de resgate em locais de difícil acesso. Foto: Divulgação/Horizon

A Horizon Aircraft anunciou um novo passo no desenvolvimento do Cavorite X7, um dos primeiros eVTOLs híbrido-elétricos do mundo. O “carro voador”, na verdade, é uma aeronave que decola e pousa verticalmente, mas voa como um avião tradicional. O modelo, ainda em fase de testes, terá capacidade para até sete ocupantes e promete combinar autonomia estendida, segurança e flexibilidade operacional.

Leia também: Carro voador eslovaco pode ganhar versão anfíbia

Recentemente a empresa revelou que o design da aeronave será assinado por Andrea Mocellin, profissional reconhecido internacionalmente e com passagem por marcas como Alfa Romeo, Maserati, NIO e Pininfarina. Além de experiência no setor automotivo, Mocellin também atuou na Lilium e na premiada startup de mobilidade Revolve Air.

Conforme a Horizon, a parceria com Mocellin busca garantir que o Cavorite X7 seja não apenas eficiente do ponto de vista técnico, mas também visual e funcionalmente inovador. A proposta é refinar proporções, linhas externas e a experiência interna dos passageiros, unindo aerodinâmica e conforto.

Como funciona o ‘carro voador’ Cavorite X7?

O diferencial do Cavorite X7 está no sistema de propulsão híbrido. Ao contrário de eVTOLs puramente elétricos, o modelo da Horizon contará com motores que permitem voar 98% do tempo como um avião convencional. Ou seja, a aeronave apresentará menos arrasto aerodinâmico, mais eficiência e maior alcance.

Aliás, o eVTOL poderá recarregar suas baterias em voo, aproveitando os momentos em que opera como avião, e também após o pouso. A recarga completa está projetada para acontecer em menos de 30 minutos.

Com um peso bruto estimado de 5.500 libras (cerca de 2 mil quilos) e capacidade de transportar uma carga útil de até 1.500 libras (cerca de 680 kg), o Cavorite X7 terá velocidade máxima de 250 milhas por hora (aproximadamente 400 km/h) e alcance superior a 500 milhas (cerca de 800 km), incluindo as reservas de combustível.

Aplicações do eVTOL

Conforme a Horizon, a expectativa é que o modelo seja útil em áreas como transporte regional, resgate médico, entrega de suprimentos, missões de socorro e uso militar. Por fim, ainda não há previsão oficial para o primeiro voo da versão final do Cavorite X7 nem para o início da operação comercial.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login