MotoGP confirma etapa no Brasil em 2026; veja o calendário
Principal competição de motovelocidade do mundo retorna ao País após 22 anos

A Dorna, organizadora da MotoGP, divulgou o calendário da temporada 2026, confirmando a data da prova no Brasil no próximo ano. A etapa brasileira irá acontecer entre os dias 22 e 26 de março no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). A prova na capital goiana será a segunda etapa da MotoGP 2026 e marca o retorno da principal competição de motovelocidade do mundo ao País após 22 anos. A última vez que a Fórmula 1 das motos esteve no Brasil foi em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 2004.
“Em março, teremos em Goiânia esse grande evento, tão aguardado por todo o país. Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP”, destacou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O governador esteve no autódromo acompanhando as obras de intervenção para receber a MotoGP.
As obras na pista iniciaram nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus. Tudo para proporcionar mais segurança aos pilotos. A camada asfáltica do circuito será totalmente trocada, enquanto a reta principal será alargada. As áreas de escape de caixas de brita também serão ampliadas. Antes disso, ainda em janeiro, começaram as obras nas áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico.
“Estamos utilizando materiais de maior durabilidade para competições”, ressaltou o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, responsável pelo projeto. “Já frisamos toda a pista para depois aplicar a camada do novo pavimento e já realizamos toda a terraplanagem para a implementação das caixas de brita”, concluiu.
A MotoGP deve acontecer na capital goiana até 2030. Em dezembro passado, a Dorna, organizadora do campeonato, assinou um contrato de cinco anos com o governo do Estado de Goiás para receber a etapa a partir de 2026.
Calendário MotoGP 2026
Principal competição da motovelocidade mundial, a MotoGP engloba três categorias: Moto3, disputada com motos de 250cc, com motores quatro tempos; Moto2, que usam motores Triumph de três cilindros e 765cc; e a MotoGP, a principal, onde competem motos de 1.000cc.
A Dorna, organizadora da MotoGP, divulgou ontem o calendário da temporada de 2026. Ao toda, serão 22 etapas no próximo ano que; confira as datas:
- 1º de março: Tailândia, Buriram
- 22 de março: Brasil, Goiânia
- 29 de março: EUA, Austin (COTA)
- 12 de abril: Catar, Lusail
- 26 de abril: Espanha, Jerez
- 10 de maio: França, Le Mans
- 17 de maio: Catalunha, Barcelona
- 31 de maio: Itália, Mugello
- 7 de junho: Hungria, Parque Balaton
- 21 de junho: República Tcheca, Brno
- 28 de junho: Holanda, Assen
- 12 de julho: Alemanha, Sachsenring
- 9 de agosto: Grã-Bretanha, Silverstone
- 30 de agosto: Aragón, Alcaniz
- 13 de setembro: São Marino, Misano
- 20 de setembro: Áustria, Spielberg
- 4 de outubro: Japão, Motegi
- 11 de outubro: Indonésia, Mandalika
- 25 de outubro: Austrália, Ilha Phillip
- 1 de novembro: Malásia, Sepang
- 15 de novembro: Portugal, Portimão
- 22 de novembro: Valência, Ricardo Tormo
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários