'Será difícil o transporte coletivo voltar ao nível pré-pandemia'

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‘Será difícil o transporte coletivo por ônibus voltar ao nível pré-pandemia’, diz executivo da NTU

Por: Daniela Saragiotto . Há 2 dias
Mobilidade para quê?

‘Será difícil o transporte coletivo por ônibus voltar ao nível pré-pandemia’, diz executivo da NTU

Durante o Seminário Nacional NTU 2025, Francisco Christovam, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbano, disse que um dos desafios é atrair novos usuários ao sistema

3 minutos, 7 segundos de leitura

12/08/2025

Congresso NTU 2025_Foto Flic.kr
Da esq. para dir.: Francisco Christovam, diretor executivo da NTU; Ulisses Bigaton (Ascom NTU) e Marcelo Fontana, diretor executivo da OTM Editora, na abertura do Seminário Nacional NTU 2025. Foto: Flic.kr

O transporte coletivo por ônibus no Brasil tem recuperado passageiros, mas ainda não atingiu os níveis registrados no período pré-pandemia. A informação foi dada por Francisco Christovam, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbano (NTU), durante o Seminário Nacional NTU 2025, que começou nesta terça-feira, 12, e prossegue até quarta-feira (13), em Brasília.

Leia também: ‘Custo do transporte público não pode ser passado integralmente à população’, diz executivo da NTU

De acordo com Christovam, hoje o transporte coletivo por ônibus opera com 87% de ocupação de passageiros em relação ao período pré-pandemia. “Dificilmente vamos voltar aos 100% porque as pessoas adotaram novos hábitos, como o e-commerce, compra de motos para o transporte individual, entre outros”, diz Christovam.

Para o executivo, muitos usuários que deixaram o sistema dificilmente voltarão para ele, mas é necessário conquistar novos. “Hoje, há uma geração de jovens que não tem o apego que a nossa geração tinha pela habilitação e muitos nem sequer querem ter um carro. Para que optem pelo transporte público, precisamos oferecer conforto, conveniência e previsibilidade”, afirma o presidente executivo da NTU.

Dados do transporte coletivo por ônibus

O Anuário NTU 2024-2025, que foi apresentado durante o evento, é um documento que reúne e consolida diversos dados do transporte público coletivo por ônibus no Brasil.

Um dos destaques desta edição diz respeito ao número de municípios que subsidiam o transporte coletivo, que mais que dobrou. Assim, passou de 120 para 241 nas cidades brasileiras nos últimos cinco anos.

Assim, são 154 cidades que praticam a tarifa zero, sendo que em 127 delas ela é válida em todos os dias da semana e para todos os usuários, benefício chamado de tarifa zero universal.

“Essa política é importante para a reconquista de passageiros. Mas ela precisa ser implementada de forma estruturada”, diz o executivo.

Para Christovam, esse modelo precisa vir acompanhado de uma política nacional e de fontes permanentes de financiamento para garantir a qualidade do serviço oferecido. Hoje, de acordo com a NTU, os subsídios cobrem, em média, apenas 30% dos custos do sistema no Brasil.

O anuário demonstrou que os investimentos em infraestrutura estão estagnados. “Dados reunidos a partir de 2023 mostram uma tendência de desaceleração na implantação de faixas exclusivas, corredores e sistemas BRT”, menciona Christovam.

Número de passageiros e idade da frota

De acordo com o anuário da NTU, o número total de passageiros transportados aumentou 9,8%, enquanto a quantidade de passageiros pagantes cresceu 4,7%.

A diferença entre passageiros transportados e passageiros equivalentes (pagantes), contudo, está crescendo. Isso é resultado, de acordo com a NTU, da adoção do modelo de remuneração da prestação do serviço com aporte de subsídios. Em 2024, apenas 56,7% dos passageiros transportados foram pagantes, ante 72% em 2021.

Já a idade média da frota de ônibus não teve variação, se mantendo em 6 anos e 5 meses. De acordo com a associação, a falta de oferta de crédito com condições adequadas para o setor é o principal entrave para a modernização da frota e a transição tecnológica e energética, como a adoção dos ônibus elétricos.

Do ponto do vista legal, o setor aguarda a aprovação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo. A proposta, aprovada pelo Senado Federal e encaminhado à Câmara dos Deputados, promete regular o setor, abrindo caminho para maior segurança jurídica, melhor governança e novos modelos de contrato.

Saiba também: Transporte público. 5 tendências que chamaram a atenção no maior evento do mundo, em Hamburgo

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