VLT na Barra da Tijuca: entenda o que prevê proposta

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VLT na Barra da Tijuca: entenda o que prevê proposta do BNDES e Ministério das Cidades

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 1 min atrás
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VLT na Barra da Tijuca: entenda o que prevê proposta do BNDES e Ministério das Cidades

Corredor proposto terá cerca de 8 km de extensão, com operação segregada do tráfego geral e veículos de tecnologia similar ao VLT Carioca

2 minutos, 18 segundos de leitura

14/08/2025

Imagem do projeto do VLT passando pela Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul. Ao contrário do VLT na Barra da Tijuca, o VLT entre Botafogo e Gávea já foi anunciado pelo governo. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Imagem do projeto do VLT passando pela Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na zona sul. Ao contrário do VLT na Barra da Tijuca, o VLT entre Botafogo e Gávea já foi anunciado pelo governo. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

O estudo preliminar do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades revelou detalhes sobre um novo projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que poderá transformar a paisagem da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A proposta, identificada como “Eixo 13” no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), tem como objetivo reforçar o transporte público na região com um modal de alta capacidade.

Leia também: VLT Carioca registra aumento de 18% de usuários; subsídio e infraestrutura podem melhorar cenário

VLT na Barra da Tijuca

O projeto de um VLT na orla da Barra da Tijuca prevê um trajeto de 8,9 km. Portanto, deve ligar a Estação Jardim Oceânico do Metrô (Linha 4) ao Terminal Alvorada, o principal entroncamento do BRT Transoeste. O novo corredor seguiria pela Avenida Lúcio Costa, operando de forma segregada do tráfego geral, e teria integração direta com o metrô e o BRT.

Aliás, o estudo do BNDES estima que o novo eixo tem potencial para atender até 105 mil passageiros por dia. Para isso, a previsão é de um custo de capital de R$ 979 milhões. A tecnologia utilizada será similar à do bem-sucedido VLT Carioca.

Essa iniciativa se insere em um plano mais amplo da Prefeitura do Rio de Janeiro para “VLTzar” o sistema de BRT. Esse plano foi anunciado anteriormente pelo prefeito Eduardo Paes. Em colaboração com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), a prefeitura busca viabilizar a substituição dos ônibus por VLTs nos corredores Transoeste e Transcarioca. O investimento previsto para esta transição é de R$ 8,7 bilhões para o Transoeste, aproveitando a infraestrutura viária já existente.

Outros eixos de VLT

Além disso, há previsão de um investimento de R$ 14,8 bilhões em um período de 15 anos para os três novos eixos. Eles também incluem a implantação de um VLT ligando o metrô de Botafogo à Gávea, com previsão de início no primeiro semestre de 2023. Aliás, essa nova linha terá 12 km de extensão, 13 paradas e um Centro Integrado de Operação e Manutenção, além de melhorias urbanísticas no entorno.

O sucesso do VLT Carioca, que opera no Centro e no Porto Maravilha com 88% de aprovação da população, serve de inspiração para a expansão. Dessa forma, o sistema registrou um aumento de 18% no número de usuários, transportando 13 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025.

Com a VLTzação completa, a cidade somará 251 km de trilhos, consolidando-se como o maior sistema das Américas.

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