Logo
Patrocínio
Entender

Qual é a função dos filtros de óleo e combustível?

A manutenção varia de um sistema para o outro; entenda a diferença

1 minuto, 54 segundos de leitura

05/12/2021

filtros de óleo e combustível
Foto: Getty Images

Além do filtro de ar, purificadores de óleo e combustível são componentes indispensáveis para o bom funcionamento do automóvel.  Por isso, é importante que o condutor entenda a função de cada um e saiba a hora certa de trocá-los, já que a manutenção é diferente de um sistema para outro. 

Filtro de combustível

A primeira providência para cuidar bem do filtro de combustível é abastecer o tanque em postos de serviços confiáveis. Um combustível adulterado leva para o reservatório partículas que, com o tempo, comprometem o trabalho do filtro. 

“O motorista precisa fazer sua parte e suspeitar dos preços do etanol, da gasolina ou do diesel muito abaixo dos praticados pelo mercado”, avisa João Irineu Medeiros, diretor de segurança veicular da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. 

O diretor da AEA também adverte que deixar o tanque sempre na reserva é nocivo para o veículo, pois a bomba de combustível puxará os resíduos acumulados no fundo do reservatório. 

O tempo de substituição do filtro varia de acordo com o tipo e a qualidade do combustível colocado no automóvel. De toda forma, é sempre importante seguir a indicação do manual do proprietário.

Filtro de óleo

O filtro do óleo é um dos itens mais relevantes do motor. “O óleo é crucial para o funcionamento homogêneo do motor, porque tem várias funções”, diz Medeiros. “Ele lubrifica as partes metálicas e retira a temperatura alta dos pontos mais quentes do motor para deixá-lo refrigerado.” 

Se o filtro não estiver em ordem, haverá passagem de partículas residuais, prejudicando o trabalho do lubrificante e o desempenho do motor. 

O correto é sempre substituí-lo no início do ciclo de vida do óleo, que ocorre, geralmente, a cada 10 mil quilômetros. Isso impede que a sujeira de um componente velho contamine o líquido novo.“O óleo é submetido a condições de estresse, trabalhando em regimes de temperatura entre 90°C e 100°C. Por isso, o filtro precisa estar em ótimas condições para capturar qualquer impureza”, ressalta  Medeiros. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA