Saiba o que é o freio motor e as vantagens de usá-lo
Recurso proporciona maior segurança em longos trechos de declive, economiza os freios e ainda poupa combustível
1 minuto, 45 segundos de leitura
06/07/2023
Há sempre uma placa indicativa nas rodovias, antes de trechos de declive na serra, com os dizeres: “Desça engrenado”. Significa que o motorista não pode deixar o câmbio em ponto morto ou neutro. Mas você sabe por quê?
“Esse alerta está relacionado ao uso do freio motor que, como o nome indica, é o recurso que faz o motor ‘segurar’ o carro, fazendo as vezes de freio”, explica Luciana Félix, especialista em mecânica automotiva e proprietária da Na Oficina, em Belo Horizonte (MG).
Como o câmbio está engatado, girando todo o conjunto da transmissão, ele impede que o carro fique solto nas descidas e ganhe velocidade. “Esse recurso é recomendado e muito útil, especialmente em longos declives, para evitar que o motorista desça em ponto morto.”
Não se arrisque na banguela!
“Diz o trecho da música do Roberto Carlos: ‘Não me arrisco na banguela’. Vale explicar que esse termo popular indica que o carro está solto, com o câmbio em neutro ou no ponto morto, e o motorista precisa segurá-lo usando apenas os freios”, afirma.
Mas o uso incessante dos freios pode provocar superaquecimento e a consequente formação de bolhas de ar no sistema. Resultado: falhas na hora de brecar.
O freio motor, além de proporcionar maior segurança, uma vez que poupa os freios e evita que o carro ganhe velocidade na descida, ainda traz economia.
A injeção eletrônica ‘percebe’ que o carro está em movimento, mesmo sem ação constante do acelerador, e deixa de enviar combustível para o motor. O melhor é que esse recurso pode ser utilizado em qualquer veículo e em qualquer marcha, dependendo do grau de inclinação e da velocidade que se deseja manter.
“De maneira geral, a recomendação é usar na descida a mesma marcha que se utilizaria na subida daquele trecho”, diz Luciana.
Outro detalhe é que o freio motor não precisa ser usado somente em rodovias, mas em qualquer declive mais acentuado. É, inclusive, um recurso muito comum de ser usado em trilhas off-road.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários