Inovação

5 aplicativos que ajudam você a economizar com combustível

Em tempos de gasolina a R$ 7 o litro, toda estratégia é válida para desembolsar menos com os abastecimentos. Conheça aplicativos e um software que auxiliam nessa missão

3 minutos, 2 segundos de leitura

02/10/2021

Por: Marina Oliveira

mulher mexendo em aplicativo para economizar com combustível
Aplicativos colaboram para poupar na hora de abastecer. Foto: Getty Images

Com a subida do preço da gasolina, do álcool e do diesel, qualquer ajuda para economizar com combustível é bem-vinda. Alguns aplicativos, e também um software para carro, colaboram para poupar. Seja indicando os postos com preços mais baratos, calculando qual combustível vale mais a pena ou gerando relatórios com o consumo de combustível após cada viagem. Confira nossa seleção. 

Gaspass

É o aplicativo criado pelo site Preço dos Combustíveis, plataforma para consultar os valores praticados nos postos de todo o Brasil. No app, você pode pesquisar por postos próximos a um endereço ou à sua localização atual. 

Os preços dos combustíveis são atualizados com informações da comunidade de usuários e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O Gaspass também traça uma rota para você até dirigir até o posto escolhido.

Disponível para Android e iOS

Drivvo

O aplicativo é um gestor de finanças para o seu carro (e também para moto, ônibus e caminhão). Ele mostra o quanto você gasta por mês, o combustível que mais rende no seu carro e até se você está com o pé mais pesado em determinados períodos.

A cada visita ao posto, basta colocar o valor gasto, a quantidade abastecida e a bandeira do estabelecimento. É o que precisa para o app começar a comparar seus abastecimentos e criar os relatórios: com gráficos da média de quilômetros por litro, custos por quilômetro rodado, quilômetros percorridos, além do cálculo do combustível – seja gasolina, álcool ou GNV – por posto abastecido. 

Disponível para Android e iOS

Element

Este não é um aplicativo, mas um sistema para ser instalado no carro, que armazena os trajetos e gera relatórios sobre parâmetros do veículo, como o consumo de combustível. Após cada viagem realizada, um relatório sobre o perfil de condução do motorista é criado, com dicas sobre a melhor maneira de dirigir. Assim, é possível evitar que o carro consuma mais combustível do que deveria

O sistema é da Smart Driving Labs e além de mostrar o status operacional do carro, permite rastrear a localização do veículo. 

Gasoleta

Gasolina ou etanol? Eis uma pergunta comum entre os motoristas de carro flex. A regra diz o seguinte: abastecer com etanol compensa quando o preço corresponde a algo entre 70% e 75% do valor cobrado pela gasolina. Mas e fazer esse cálculo toda vez que parar em um posto? Chato. É pra isso que serve o app Gasoleta, fazer esse cálculo rapidamente. Basta inserir o preço cobrado pelos combustíveis. 

Disponível para Android 


Waze

Talvez você não tenha percebido, mas o aplicativo de GPS e trânsito também mostra o preço do combustível nos postos da sua região. Para acessar essa função, basta tocar no campo de busca “Para onde?” e, depois, tocar no ícone com uma bomba de combustível. Pronto, vai aparecer uma lista dos postos de combustível na região, baseados na sua localização atual. 

Para que esses preços apareçam em ordem do menor para o maior,  toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela. Em “Classificar por”, selecione a opção “Preço”. São os próprios usuários quem relatam as informações dos valores. A dica é sempre olhar quando foi feita a última atualização. 

Disponível para Android  e iOS

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login