Barcelona fará teste com tecnologia de faixa de ônibus automatizada | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Barcelona fará teste com tecnologia de faixa de ônibus automatizada

Por: Redação Mobilidade . Há 9 dias
Inovação

Barcelona fará teste com tecnologia de faixa de ônibus automatizada

Ferramenta detecta movimentações em faixas, pontos de ônibus e estacionamento

1 minuto, 39 segundos de leitura

08/07/2024

Por: Redação Mobilidade

Barcelona testa tecnologia em ônibus com inteligência artificial (IA)
Sistema utiliza imagens captadas por câmeras instaladas em ônibus e alimentadas por inteligência artificial. Foto: Adobe Stock

Durante seis meses, a cidade de Barcelona, na Espanha, irá testar uma tecnologia de percepção móvel em ônibus do transporte público. Com base em inteligência artificial (IA) e análise geoespacial, a plataforma detecta violações de estacionamento e movimentação em pontos e faixas de ônibus. Com esses dados, os gerenciadores de tráfego conseguem analisar em tempo real ações e agentes que reduzem a velocidade e obstruem a circulação dos veículos, por exemplo.

Leia mais: Plataforma utiliza inteligência artificial para prever métricas de tráfego

Com o uso de um sistema com centenas de câmeras em ônibus, a Hayden AI afirma ser possível melhorar o tráfego dos ônibus e demais veículos. De acordo com a empresa responsável pela tecnologia, a plataforma alimentada por IA reduz colisões de veículos e melhora o desempenho pontual dos ônibus. Além disso, consegue auxiliar na garantia de pontos de ônibus acessíveis para pessoas com deficiência.

Inovação em Barcelona

A tecnologia da Hayden foi a vencedora da competição Barcelona Innova Lab Mobility. Com o prêmio de € 100.000, equivalentes a R$ 593.000, a empresa poderá implementar o sistema em uma rede de transporte de larga escala. O programa organizado pela Prefeitura de Barcelona, ​​conta com o apoio do Instituto de Tecnologia para o Habitat de Barcelona, ​​a Fira de Barcelona e a Tomorrow.Mobility.

A Hayden AI está sediada nos EUA e já está presente em alguns serviços de transporte da América do Norte. A empresa também anunciou recentemente que está implantando um piloto de fiscalização automatizado em pontos de ônibus em Braga, Portugal.

A introdução da tecnologia também acontece por causa do prêmio Transatlantic AI do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Além disso, a capital da Estônia, Tallinn, também receberá a nova tecnologia, como parte do programa de cidade inteligente Test in Tallinn.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login