Bicicleta elétrica com 5G usa inteligência artificial para desviar de obstáculos | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Bicicleta elétrica com 5G usa inteligência artificial para desviar de obstáculos

Por: Redação Mobilidade . 02/04/2024
Inovação

Bicicleta elétrica com 5G usa inteligência artificial para desviar de obstáculos

Modelo é um dos primeiros a ter conectividade 5G e ainda possui câmeras e sensores traseiros com alertas sonoros

2 minutos, 5 segundos de leitura

02/04/2024

Por: Redação Mobilidade

Bicicleta elétrica com 5G
Modelo exibido durante Congresso Mundial Móvel ainda está em fase de testes, sem data prevista para lançamento. Foto: Divulgação/Orbic

O modelo de bicicleta elétrica com 5G foi apresentado ao mundo pela primeira vez no Congresso Mundial Móvel (Mobile World Congress), em Barcelona. A criação da empresa de dispositivos móveis, a Orbic, ainda conta com um sistema gerenciado por inteligência artificial, com detecção de colisão.

Especializada em dispositivos móveis de baixo custo, principalmente smartphones e notebooks, a empresa inovou ao trazer uma bicicleta para o evento. O modelo ainda sem nome está classificado como uma fatbike, uma categoria para bicicletas projetadas para terrenos difíceis, com pneus grossos e material resistente.

Leia também: Bicicleta elétrica de turismo tem estrutura adaptável para asfalto e estradas de terra

A bicicleta conta com um chipset Qualcomm octa-core e a inovadora conectividade 5G integrada. No mesmo pacote, está inserida a “tecnologia de prevenção de objetos e detecção de colisão por IA”, como afirmam em documento de divulgação.

De acordo com a empresa, esse sistema funciona graças a um sensor da câmera de 2 megapixels e de 140 graus acoplada na parte traseira do modelo. O dispositivo monitora o tráfego que se aproxima e, ainda, consegue acionar alertas sonoros e visuais em caso de risco.

Para a parte frontal da bicicleta, outra câmera, desta vez com 64 megapixels, está inserida para a gravação e transmissão ao vivo dos passeios. Os recursos visuais aparecerão em uma tela sensível ao toque no meio do guidão, com 7 polegadas diagonais e resolução HD.

Inteligência artificial e 5G

De acordo com a Orbic, a inteligência artificial da bicicleta ainda consegue detectar se o usuário está usando proteção para cabeça ou não. O dispositivo recebeu uma programação de segurança para liberar o acesso do veículos apenas quando o ciclista estiver usando capacete.

“Ao integrar a conectividade 5G e a tecnologia de IA, pretendemos redefinir a experiência de condução, tornando-a mais segura, mais conectada e ambientalmente responsável, seja nas ruas da cidade, em bairros suburbanos ou no terreno desafiador das trilhas de montanha”, disse o CEO da empresa, Mike Narula.

Graças ao 5G, os ciclistas conseguirão bloquear ou desbloquear remotamente a bicicleta, rastrear por GPS e definir limites de cerca geográfica por meio de um aplicativo móvel complementar. A conectividade ainda pode fazer com que a bicicleta elétrica sirva como um ponto de acesso móvel de alta velocidade, como um modem.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login