Carros autônomos: uma realidade cada vez mais próxima
Estudo mostra que até 2040 será possível zerar mortes no trânsito com ajuda da tecnologia
2 minutos, 48 segundos de leitura
07/01/2023
Por: Redação Mobilidade
Ver carros autônomos nas ruas não é uma realidade tão distante. De acordo com o relatório “Mobilidade do futuro” da Allianz Partners, será possível zerar mortes no trânsito com ajuda da tecnologia até 2040.
Com isso, o papel da direção autônoma ganha força. Por exemplo, algumas tecnologias já auxiliam na redução de acidentes. Entre elas, o freio automático, o aviso de colisão e a detecção de pedestres.
Além disso, os motoristas já podem contar também com detecção de ponto cego e monitoramento de alerta do condutor. Assim, estas fases da tecnologia mostram que veículos autônomos podem ser mais seguros do que conduzidos por humanos, segundo o estudo.
O relatório mostra ainda que empresas de tecnologia como Apple, Google e Uber poderão competir no futuro do transporte com os atuais fabricantes automotivos, já que os carros serão construídos em torno de TI e software.
No estudo, Claudius Leibfritz, CEO da Allianz Automotive e Membro do Conselho de Administração da Allianz Partners reconhece que diferentes desenvolvimentos na sociedade, negócios e tecnologia estão provocando mudanças no cenário da mobilidade.
“Este relatório destaca o impacto que o aumento da urbanização, as preocupações ambientais, a tecnologia, os padrões de mudança na propriedade de carros e o comportamento do motorista terão a longo prazo na indústria automotiva. Para as seguradoras, isso significa uma mudança de paradigma – mas algo encorajador, levando a um futuro em que a mobilidade será mais limpa, mais segura e mais eficiente”, diz.
“Além disso, embora a tecnologia cada vez mais sofisticada dos veículos autônomos diminua, por um lado, a frequência e a gravidade dos acidentes, por outro lado, a segurança cibernética e o seguro cibernético se tornarão mais importantes do que nunca”, avalia também.
Sistema de estacionamento totalmente autônomo
Enquanto as discussões sobre o tema avançam, as empresas já estão lançando sistemas autônomos. É o caso da Mercedes-Benz e Bosch, que receberam a aprovação da Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) para o uso comercial de um sistema de estacionamento totalmente autônomo no aeroporto de Stuttgart.
Com isso, esse será o primeiro estacionamento sem motorista do mundo utilizando o nível SAE 4 oficialmente aprovado para uso comercial. Portanto, no Aeroporto de Stuttgart, o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada apenas acessando um aplicativo.
Depois, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Todo processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz.
De acordo com as empresas, os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras efetivas.
Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança. Somente quando a rota estiver livre, ele continua seu caminho.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários