'Cavalo robô': novo conceito da Kawasaki utiliza motor a hidrogênio

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‘Cavalo robô’: novo conceito de mobilidade da Kawasaki utiliza motor a hidrogênio

Por: Isabel Lima . Há 2 dias
Inovação

‘Cavalo robô’: novo conceito de mobilidade da Kawasaki utiliza motor a hidrogênio

Robô quadrupede é aposta da empresa para terrenos irregulares

2 minutos, 4 segundos de leitura

10/04/2025

conceito cavalo robô da kawasaki
Para conduzir o 'cavalo robô', o piloto utiliza os 'pedais' de apoio nas laterais do veículo. Foto: Reprodução/Kawasaki

A Kawasaki acaba de divulgar as primeiras imagens do “cavalo robô” Corleo, um novo conceito de mobilidade da empresa. O robô quadrúpede é uma aposta para mobilidade pessoal em terrenos irregulares, pois conta com quadro pernas robóticas, que permitem “cavalgar” por montanhas e trilhas.

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O conceito será oficialmente lançado durante a Expo Kansai Osaka 2025, uma feira mundial que ocorre no Japão de 13 de abril até 13 de outubro. Durante o evento, a Kawasaki deve mostrar mais detalhes do “cavalo robô”.

O Corleo contém um motor de hidrogênio de 150 cc. O hidrogênio é uma aposta de inovação da empresa nos últimos anos, que desenvolve modelos de motores principalmente para as motocicletas. Em harmonia com o propósito da feira de trazer ideias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, a Kawasaki apela para o lado sustentável do novo conceito.

Como funciona o cavalo robô?

As imagens reveladas pela Kawasaki são CGI, ou seja, imagens geradas por computador. Entretanto, elas já permitem identificar como será o funcionamento do Corleo. Por isso, é possível observar que as pernas traseiras oscilarem para cima e para baixo de forma independente das pernas dianteiras.

Dessa forma, o veículo absorve impacto durante caminhadas e corridas. Além disso, ao subir escadas e terrenos íngremes, o piloto consegue manter uma postura mais ergonômica, sem se preocupar com o sucesso da subida.

conceito cavalo robô da kawasaki de perfil
Fora as pernas robóticas, ‘cavalo robô’ tem um perfil similar a motocicletas. Foto: Divulgação/Kawasaki

Conforme a Kawasaki, as quatro patas têm cascos feitos de borracha, um material que absorve irregularidades da superfície e é antiderrapante. Esses cascos podem se adaptar a diversos terrenos, incluindo pastagens, áreas rochosas e campos de cascalho.

Já em relação ao motor, a empresa posicionou o reservatório na parte traseira do cavalo robô, que alimenta as unidades de propulsão instaladas em cada perna.

No painel, o piloto poderá monitorar os níveis de hidrogênio, o trajeto e outros índices de mobilidade. A Kawasaki garante que o cavalo robô tem a mesma dirigibilidade e estabilidades das motocicletas da marca. Para controlar o robô, o piloto realiza transferências de peso durante o trajeto.

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