Você com certeza já conhece a Linha 6-Laranja, futuro ramal do metrô de São Paulo que deve começar a operar parcialmente em 2026. No entanto, já sabe qual será o trajeto desse meio de transporte?
Saiba mais: Linha 6-Laranja revela como serão os futuros trens do ramal
Neste texto, apresentamos o trajeto e as futuras estações da Linha 6. Por isso, continue a leitura se quiser saber mais sobre o assunto ou se deseja descobrir se este modal atenderá às suas demandas de transporte do dia a dia.
A Linha 6-Laranja deverá ligar Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, à Estação São Joaquim (da Linha 1-Azul), no centro da capital paulista. Seu trajeto terá 15,3 km de extensão e transportará 633 mil passageiros por dia.
Atualmente, o percurso entre Brasilândia e São Joaquim é feito em cerca de uma hora e meia de ônibus. Com a inauguração desta nova linha, o tempo de viagem deve cair para 23 minutos. De acordo com o Governo do Estado, a operação parcial do ramal deve começar em 2026, entre Brasilândia e Perdizes.
Quando concluída, a linha de metrô deverá cruzar por baixo do Rio Tietê e passar próxima de sete faculdades: Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, UNIP e UNINOVE. Por isso, o ramal recebeu o apelido de “Linha das Universidades” ou “Linha Uni”.
Originalmente, o prazo para a conclusão das obras nesta linha estavam previstos para 2025. No entanto, em maio, a construtora Acciona Construcción, responsável pela construção, estendeu o prazo de entrega em mais 1.096 dias. A prorrogação ocorreu devido a problemas, como rochas não previstas no trajeto.
Leia também: Linha 6-Laranja, Estação Brasilândia se liga ao Pátio Morro Grande
Dentre as estações que devem começar a operar em 2026, Brasilândia, Perdizes, Santa Maria e Água Branca estão mais de 60% completas, de acordo com a Linha Uni. Os pontos com menor avanço nas obras são a estação Maristela, que está apenas 27% pronta, e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, 47% finalizada.