Linha 6-Laranja, Estação Brasilândia é ligada ao Pátio Morro Grande
Saiba em qual estágio estão as obras na via e descubra qual é o prazo de conclusão
1 minuto, 42 segundos de leitura
24/06/2024
Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
Nesta segunda (24/06), as obras do túnel da estação Brasilândia, na Linha 6-Laranja do metrô, se encontraram com o túnel do Pátio Morro Grande, local onde os trens serão estacionados e receberão manutenção. Mesmo com o avanço, a entrega da linha, que estava prevista para 2025, ainda deve atrasar. A nova previsão é que a conclusão ocorra 1.096 dias após o plano inicial.
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O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), visitou as obras para acompanhar o andamento da construção. De acordo com Ramuth, o plano é que a Linha 6-Laranja chegue até a Estação Perdizes em outubro de 2026.
“A maior obra de infraestrutura da América Latina segue em ritmo para que possamos garantir, em 2026, as primeiras oito estações e a linha completa até outubro de 2027”, declarou o governador em exercício durante o evento.
Sobre a linha
A Linha 6-Laranja terá 15,3 km de extensão e contará com 15 estações em seu percurso, conectando a Zona Norte de São Paulo ao Centro por meio da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul. A meta da via é transportar 633 mil passageiros por dia e diminuir para 23 minutos o trajeto de ônibus que, atualmente, leva cerca de 1h30min.
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A estação Brasilândia, a primeira da linha que hoje se conecta ao Pátio Morro Grande, está 61% pronta, de acordo com a construtora. O prazo inicial para a conclusão do projeto era 2025. No entanto, em maio, a concessionária Acciona Construcción alegou problemas geológicos e rochas não previstas, estendendo a entrega em mais 1.096 dias.
Por fim, a construtora também pede uma compensação financeira de R$ 230 milhões ao Governo de São Paulo. O objetivo é cobrir os gastos que não estavam previstos no projeto inicial.
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