Controle de estabilidade chega às motos de baixa cilindrada | Mobilidade Estadão | 200 a 500 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Controle de estabilidade chega às motos de baixa cilindrada

Por: Arthur Caldeira . 28/11/2023
Inovação

Controle de estabilidade chega às motos de baixa cilindrada

Apache RTR 310, da indiana TVS, é primeiro modelo com menos de 400 cc equipado com sistema de segurança semelhante ao dos automóveis

2 minutos, 12 segundos de leitura

28/11/2023

Por: Arthur Caldeira

Apache RTR 310R é primeira moto pequena com controle de estabilidade
O controle de estabilidade para motocicletas, ou MSC, na sigla em inglês, combina freios ABS, controle de tração e outras funcionalidades com um sensor de medição inercial. Imagens: Divulgação/Bosch

Equivalente ao programa eletrônico de estabilidade, também conhecido pela sigla ESP, dos automóveis, o controle semelhante para motocicletas chega aos modelos de menor cilindrada. Chamado de motorcycle stability control (controle de estabilidade para motocicletas, ou MSC, na sigla em inglês), o sistema combina os freios ABS, o controle de tração e outras funcionalidades com um sensor de medição inercial, em 3D ou 6D, para garantir mais segurança aos motociclistas.

Criado há dez anos, o sistema MSC estava disponível para as motos de média e alta capacidade. Agora, a tecnologia pode ser utilizada em todos os segmentos de motocicletas. A primeira moto abaixo de 400 cc, equipada com o sistema, é a nova Apache RTR 310, da fabricante indiana TVS. O modelo usa a solução desenvolvida pela Bosch, empresa pioneira no controle de estabilidade para motocicletas.

A Apache RTR 310 utiliza o sensor de medição inercial e o ABS 10 para motos da Bosch. O grande diferencial do ABS é ter uma carcaça menor e mais leve, adequada para motos menores comercializadas em mercados emergentes. Leia-se Índia, China, países do Sudeste Asiático e, também, o Brasil.

“A Bosch é uma das pioneiras em segurança para motocicletas: criamos o ABS faz mais de 25 anos e o MSC há uma década. No caso do MSC, desenvolvemos um sistema que agora também abrange modelos menores, que são comuns em mercados emergentes, e é acessível a um maior número de motociclistas”, afirmou Geoff Liersch, chefe da unidade Two-Wheeler & Powersports, da Bosch.

Como funciona o controle de estabilidade?

Frear ou acelerar nas curvas pode ser um momento crítico para a segurança de quem anda de moto. É justamente nessa situação que o controle de estabilidade para motocicletas entra em ação.

O MSC usa diversos sensores para detectar a dinâmica da moto. Enquanto sensores aferem a velocidade das rodas, o de medição inercial (inertial measurement unit, ou IMU) determina a aceleração angular da moto. Tudo isso 100 vezes por segundo. Com isso, consegue detectar uma derrapagem e acionar o controle de tração.

O MSC também gerencia o controle de frenagem nas curvas. Ele analisa o ângulo de inclinação e rotação da motocicleta e adapta a força de frenagem mesmo em situações de condução dinâmica.

De acordo com um estudo da Bosch Accident Research, o controle de estabilidade, em combinação com o ABS, poderia prevenir um em cada três acidentes envolvendo motos na Alemanha, caso todas as motocicletas fossem equipadas com MSC.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login