Mobilidade elétrica no mundo: Noruega, Holanda, Reino Unido e Áustria são países mais preparados | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Mobilidade elétrica no mundo: Noruega, Holanda, Reino Unido e Áustria são países mais preparados

Por: Redação Mobilidade . 19/09/2022
Planeta Elétrico

Mobilidade elétrica no mundo: Noruega, Holanda, Reino Unido e Áustria são países mais preparados

O Brasil não está entre os 20 países mais preparados para avançar no tema mobilidade elétrica

2 minutos, 53 segundos de leitura

19/09/2022

Por: Redação Mobilidade

Ranking considera avanços em veículos elétricos, estrutura para recarga e custo total. Foto: Getty Images.

Os países já estão se preparando para os avanços da mobilidade elétrica no mundo. Aqueles que estão mais preparados, até o momento, são Noruega, Holanda, Reino Unido e Áustria. Estes dados são da LeasePlan, que criou o Índice de Prontidão para Veículos Elétricos (EV Readiness Index), com informações de 2022. De acordo com o levantamento, o ranking considera avanços em veículos elétricos, estrutura para recarga e custo total.

Segundo o ranking, o Brasil não está entre os 20 países mais preparados para a mobilidade elétrica no mundo. Em quinto lugar, está a Suécia, seguida da Bélgica, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo e Irlanda.

Já o 11º lugar fica com a Dinamarca. Em seguida está França, Portugal, Suíça, Grécia e Itália. Por fim, estão Hungria, Espanha, Romênia, Eslováquia, República Tcheca e Polônia.

Ao considerar os avanços em veículos elétricos, a LeasePlan leva em consideração a compra destes carros, a participação no mercado geral e o número de pedidos da empresa. Neste quesito, a região nórdica e a Europa Ocidental lideram.

Por sua vez, ao considerar a estrutura para recarga, o ranking avalia a quantidade de pontos em relação à população. Além disso, verifica os locais em relação ao número de veículos e a disponibilidade de carregadores rápidos (DC) em relação ao tamanho das rodovias do país.

Com relação aos custos, o ranking considera incentivos governamentais, preço da energia, impostos e valor do aluguel mensal de veículos elétricos.

Além do preparo para a mobilidade elétrica no mundo, as projeções são positivas. As vendas globais de veículos puramente elétricos (BEV) e híbridos plugáveis (PHEV) devem chegar a 8,3 milhões até o fim de 2022. A previsão é do CEO da consultoria automobilística para o setor automotivo Bright Consulting, Paulo Cardamone.

Mobilidade elétrica no Brasil

No Brasil, os avanços ocorrem de forma menos acelerada. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota de carros elétricos e híbridos chegou a atingir um total de 100 mil unidades no Brasil em 2022.

Com relação às vendas, o acumulado do ano, até julho, foi de 23.033 unidades vendidas. Segundo a ABVE, trata-se de uma alta de 31% em relação aos 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.

Além disso, a recarga de veículos elétricos também está avançando. A Shell prevê instalar 35 eletropostos no Brasil até o final de 2023. Outra grande marca, a Petrobras quer criar pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do ano que vem.

Apesar de não ser uma prática tão comum, a lei permite que os postos cobrem pela recarga. Assim, os postos conseguem lucrar em meio ao avanço da mobilidade elétrica.

Em 19 de junho de 2018, a resolução nº 819 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou essa cobrança. Com isso, empresas e estabelecimentos privados podem cobrar para que as pessoas carreguem os carros elétricos.

Apesar de os avanços serem voltados aos veículos elétricos, a mobilidade elétrica no mundo também passa por outros modais. Entre eles, bicicletas e veículos do transporte público movidos a eletricidade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login