Patrocinado: Dunlop expande linha de produtos e garante tecnologia e segurança ao mercado nacional
Com tecnologia exclusiva e ampla variedade de medidas e modelos para todas as categorias de veículos, a Dunlop tornou-se referência no mercado de reposição e também como fornecedora de equipamentos originais para as principais montadoras do País.
8 minutos, 9 segundos de leitura
14/09/2022
Parte do Grupo Sumitomo Rubber, a Dunlop é referência em pioneirismo, opera há 11 anos no Brasil, e tem o reconhecimento mundial pelo desenvolvimento da tecnologia japonesa TAIYO (Sun) System, que produz pneus sem emendas nas partes de borracha.
A empresa disponibiliza este diferencial para todos os pneus fabricados no Brasil, em sua fábrica no estado do Paraná. A Dunlop possui uma gama completa de pneus para carros de passeio, pick-ups, SUVs, vans, caminhões e ônibus. A empresa também fornece pneus fabricados em suas outras plantas espalhadas pelo mundo para motos, comercializados no Brasil através de seus distribuidores oficiais.
A tecnologia de ponta é uma das estratégias da empresa para reforçar seu compromisso com o mercado nacional, com produtos cada vez mais aprimorados às necessidades do consumidor, além de ampliar sua participação nos mercados de reposição e equipamento original.
“Com isso, esperamos consolidar ainda mais as nossas marcas, oferecendo pneus que são referência em segurança, qualidade e tecnologia aos nossos consumidores”, explica Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil, que detém, além da Dunlop, as marcas Falken e Sumitomo no País.
Lançamentos de última geração, produzidos no Brasil
Recentemente, a empresa apresentou ao mercado brasileiro produtos de qualidade que reforçam o compromisso com o consumidor nacional. Veja alguns exemplos:
1. Dunlop SP Sport FM800, pneus para automóveis de passeio, feitos para encarar pisos secos, mas especialmente pistas molhadas
Com 19 medidas disponíveis, o Dunlop SP Sport FM800 foi desenvolvido para ampliar a gama de oferta de pneus ainda mais seguros para automóveis compactos, sedans e SUVs urbanos, com melhor performance especialmente em pisos molhados, além de alta tecnologia para garantir uma condução segura e confortável em todas as condições.
“A chegada do modelo apenas reforça o nosso compromisso de atuar para desenvolver produtos de alta qualidade e com tecnologia de ponta”, explica Rodrigo Alonso.
Assim como todos os pneus Dunlop fabricados no Brasil, o SP Sport FM800 é produzido com a tecnologia TAIYO (Sun) System (pneus sem emendas nas partes de borracha).
O modelo tem 9 diferenciais exclusivos:
- Frenagem 13% melhor em piso molhado, promovendo maior segurança;
- Resistência ao rolamento 21% melhor quando comparada ao antecessor, oferecendo maior performance e dirigibilidade;
- Perfil arredondado do pneu, que garante uma menor resistência ao rolamento;
- Redução do estresse gerado pela deformação da lateral, que minimiza a perda de energia e contribui para uma melhor eficiência no consumo de combustível;
- Banda de rodagem com desenho assimétrico, seguindo as tendências europeias e buscando o equilíbrio entre conforto e performance tanto em solo seco quanto no molhado;
- Maior rigidez na banda de rodagem, que proporciona melhor dirigibilidade e quilometragem;
- Sulcos retos e largos para o escoamento de água, garantindo maior eficiência em situações de aquaplanagem e performance em pisos molhados;
- Sílica na composição: aprimora a flexibilidade da borracha, garantindo melhor performance geral em pisos molhados;
- Protetor de roda*: Traz a proteção necessária para os clientes mais exigentes. *Relação de altura /55 ou menor.
2. Grandtrek AT5, para pick-ups e utilitários rodarem em todos os tipos de terreno
Com design agressivo e proposta “all terrain”, ou seja, pronto para enfrentar qualquer condição de terreno, o Dunlop Grandtrek AT5 conta com 16 medidas disponíveis para oferecer maior desempenho aos clientes que usam veículos tanto no asfalto quanto na terra.
A atualização da linha de pneus reforça ainda mais a imagem da marca no importante segmento de pneus para pick-ups e utilitários de uso misto.
O modelo oferece 13 vantagens:
- Durabilidade 50% maior (comparado ao modelo anterior);
- Estabilidade 25% melhor (comparado ao modelo anterior);
- Aderência 10% maior no molhado quando comparado ao modelo antecessor, oferecendo maior performance e dirigibilidade;
- Ampla variedade de medidas: atende aros 14” até 18”, contemplando veículos destinados a aplicações mistas;
- Produto versátil, que alia robustez e ótima resistência ao desgaste irregular;
- Ótima durabilidade e aderência em piso molhado, características que trazem ainda mais segurança para o dia a dia;
- Ejetor de pedras no desenho dos blocos da banda de rodagem, para minimizar danos causados por esses objetos durante os trajetos;
- Banda de rodagem com padrão otimizado: o novo desenho, aliado à rigidez dos blocos, garante área de contato com o solo mais uniforme, melhorando a dirigibilidade, a frenagem no molhado e o desgaste irregular;
- Perfil da carcaça aprimorado: desenvolvido com a tecnologia “True Circle Profile”, que aumenta a área de contato do pneu com o solo, proporcionando um desgaste mais regular. Isso resulta em mais segurança e controle do veículo para o motorista;
- Bloco lateral: colocado próximo ao ombro do pneu, visa à proteção das laterais da carcaça;
- Bloco central: feito para garantir contato uniforme com o solo, proporcionando melhor dirigibilidade;
- Novas ranhuras nos blocos: elevam a performance e aumentam a drenagem da água em piso molhado;
- Novo composto de banda de rodagem: desenvolvido exclusivamente para o AT5, tem melhor desempenho em piso molhado.
3. Dunlop SP320 e SP835, segurança e melhor custo-benefício para os caminhoneiros
A Dunlop também disponibiliza uma linha completa de pneus para veículos pesados com tecnologia de ponta e produtos diferenciados.
O SP320 oferece mais quilometragem para o caminhão e menos custo para o caminhoneiro. O modelo foi desenvolvido com a tecnologia Advanced Footprint Control, que otimiza a área de contato com o solo, aumentando a qualidade e a durabilidade do pneu, além de reduzir o desgaste irregular.
Aliado à banda de rodagem com camada dupla, à carcaça mais robusta e ao talão reforçado, o SP320 foi pensado para ter não só uma primeira vida útil mais longa, mas também um maior número de recapagens, trazendo o melhor custo-benefício da categoria para o caminhão.
Desenvolvido para aplicação regional/rodoviária, o SP320 pode ser aplicado nos mais variados tipos de veículos, que trafegam médias e longas distâncias, no transporte rodoviário de cargas e passageiros, além de reduzir o desgaste irregular, aumentando a vida útil da carcaça.
Entre as principais características do modelo, estão:
- Protetores de sulco: sulcos cônicos e blocos ejetores protegem a carcaça contra perfurações e cortes de pedras, inibindo infiltrações e garantindo maior recapabilidade;
- Novo composto da banda de rodagem: inovador desenho da carcaça proporciona melhor contato com o solo e maior durabilidade;
- Banda de rodagem com camada dupla: reduz a geração de calor e, consequentemente, o consumo de combustível;
- Novo composto do liner: reduz significativamente a permeabilidade do ar, evitando transferência de umidade para a carcaça e oxidação das cintas, garantindo maior vida útil;
- Carcaça mais robusta: com índice de carga superior (154/149) e 18 lonas na medida 295/80R22.5, o SP320 foi projetado para suportar maiores cargas;
- Talão reforçado: talão com construção robusta e reforço extra de náilon, resultando em maior vida útil da carcaça e maior índice de recapabilidade.
Já o SP835 é um pneu para aplicação regional e rodoviária para eixos de tração e conta com a tecnologia Advanced Footprint Control. O novo desenho da banda de rodagem, com sentido único de rotação e novo composto, proporciona quilometragem 20% superior a seu antecessor. Para garantir um maior número de reformas, o pneu conta com talão resistente e reforço extra de náilon.
Entre os principais atributos, estão:
- Composto com maior durabilidade: novo composto da banda de rodagem que garante alto poder de tração e quilometragem superior na primeira vida;
- Talão reforçado: talão com construção robusta e reforço extra de náilon, resultando em maior vida útil da carcaça e maior índice de recapabilidade;
- Otimização da área de contato: otimização dos ângulos das cintas, garantindo melhor contato com o solo e proporcionando desgaste uniforme por toda a vida do pneu;
- Sulco ejetor de pedras: sulcos em formato V reduzem a retenção de pedras, preservando a carcaça.
Equipamento original: montadoras elegem a marca como sinônimo de segurança e confiança
Em operação no Brasil há 11 anos, a Dunlop conquistou o reconhecimento do mercado, fechando seus primeiros contratos com as montadoras nacionais já em 2015 para fornecer seus pneus como equipamento original para diversas marcas e modelos produzidos no País. Atualmente, os pneus Dunlop equipam veículos fabricados por Toyota, Volkswagen, Fiat e Honda. A marca também atingiu uma marca ao iniciar, em 2021, o fornecimento de pneus destinados a caminhões e ônibus para marcas como Volkswagen, Iveco e Grupo Marcopolo.
A escolha da Dunlop pelas montadoras demonstra que os pneus produzidos pela marca atendem aos rígidos processos de qualidade exigidos pelas fabricantes de veículos, além das certificações necessárias para garantir a qualidade da indústria.
Atendendo às exigências solicitadas pelas montadoras do País, para o segmento de veículos leves, a Dunlop oferece em seu portfólio os modelos ENASAVE EC300+ e SP SPORT MAXX 050, que, além de trazer a segurança e o conforto característicos da marca, oferecem menor resistência ao rolamento e ao ruído do pneu, auxiliando para a redução de emissões de CO2 do veículo, bem como para o conforto do condutor do veículo.
“É uma honra equipar os carros de montadoras que prezam pela qualidade e segurança dos consumidores”, comemora José Eduardo Romeiro, gerente de Equipamento Original. “Sabemos que os processos de escolha são rigorosos e, por isso, ficamos contentes em poder estar nos carros produzidos no Brasil com os nossos pneus.”
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
1 Comentário
Caros Senhores,
Gostaria, por favor, de receber a ficha técnica dos pneus para carros de passeio.
Muito grato.
José Henrique