Empresa do interior de SP adota app de carona para melhorar transporte de funcionários

Caio de Oliveira Pereira incentivou a empresa a adotar um app de carona para os funcionários. Foto: Divulgação

15/05/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 20 segundos

Em 2021 o assistente de planejamento Caio de Oliveira Pereira, de 19 anos, sofria diariamente com problemas de mobilidade urbana para fazer o trajeto de casa ao trabalho na cidade de Marília, no interior de São Paulo. A distância de 10 quilômetros precisava ser percorrida com dois ônibus e levava até uma hora. Ter de passar duas horas por dia dentro do transporte, o risco de contágio de Covid-19 e o desconforto do transporte público fizeram com que ele procurasse por outra forma de se deslocar até o trabalho. A alternativa? Pegar carona. 

Não demorou mais de uma semana nessa dinâmica para que Caio propusesse à sua vizinha de casa, que tinha carro e trabalhava no mesmo local, para irem juntos ao trabalho e dividirem os gastos com combustível. Poucos dias depois, outras duas pessoas da empresa, que também moravam próximas, se interessaram em fazer parte do grupo de carona. Em pouco tempo, o carro estava cheio e os gastos divididos entre quatro pessoas. 

“O trajeto que levava quase uma hora de ônibus, de carro é feito em 15 minutos. E vamos sentados, no ar-condicionado, conversando sobre assuntos que temos em comum. Fora que me buscam e me deixam na porta da minha casa”, conta Caio. 

A dor do analista de planejamento com o deslocamento foi sanada de forma tão eficiente e prática, que ele quis compartilhar a ideia com a ouvidoria da empresa. “Ele nos procurou com a sugestão de criar uma plataforma de caronas exclusiva da empresa”, comenta Alisson Goulart, head de Inovação da empresa, a Paschoalotto. 

A proposta do Caio foi encaminhada para a área de inovação da companhia, responsável por viabilizar o projeto. Afinal, em uma empresa com 17 mil funcionários, é muito provável que muitos deles morem a poucos quarteirões uns dos outros e não sabem disso. A solução encontrada: fazer uma parceria com o Waze para a adoção do app Waze Carpool, que conecta passageiros e motoristas com o mesmo trajeto, em um horário específico. 

Em março deste ano, três grupos de carona exclusivos para a Paschoalotto foram criados nas cidades onde a empresa atua: Bauru, Marília e Agudos, todas no estado de São Paulo. O objetivo é conectar os funcionários que se deslocam sozinhos de carro com outros colaboradores que querem chegar ao trabalho em menos tempo, com mais conforto e economia. 

A empresa ainda não tem o primeiro balanço com o número de funcionários que aderiram ao aplicativo, mas a iniciativa está sendo bem vista internamente, de acordo com a gestão. “Estamos fazendo campanhas intensas de adesão, a expectativa é ajudar os clientes internos e a sociedade como um todo”, fala Goulart.