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Estacionamentos da Indigo no Brasil terão novos serviços sob medida

Por: Indigo, Estadão Blue Studio
Conteúdo de responsabilidade do patrocinador . 26/06/2023
Inovação

Estacionamentos da Indigo no Brasil terão novos serviços sob medida

Empresa identifica potencial de cada unidade e vai atrás de parcerias para implantar de lava-rápidos a painéis solares

3 minutos, 29 segundos de leitura

26/06/2023

Por: Indigo, Estadão Blue Studio
Conteúdo de responsabilidade do patrocinador

Lockers facilitam a vida dos usuários nos estacionamentos da Indigo. Foto: Divulgação/ Indigo

No Brasil há seis anos, a Indigo já administra 370 estacionamentos em cerca de cem cidades, totalizando 300 mil vagas. Para melhorar a experiência dos usuários e aumentar a rentabilidade desses espaços, a empresa, de origem francesa, criou no País uma equipe dedicada a Smart Cities. Esse time pesquisa o potencial de cada área e viabiliza a oferta de novos serviços sob medida a partir da tropicalização de iniciativas bem-sucedidas nos diferentes mercados onde a Indigo atua.

“A equipe foi criada em 2022, com foco na ‘cidade de 15 minutos’. O objetivo é diversificar o uso dos estacionamentos, criando espaços e conectando soluções para uma mobilidade tranquila”, afirma o head de Smart Cities da Indigo Brasil, Eduardo Trindade. 

Indigo oferece locação de bikes elétricas em estacionamentos, na França.
Foto: Divulgação/ Indigo

Com uma ampla expertise sobre os novos serviços que podem ser oferecidos nos estacionamentos, a equipe de Smart Cities da Indigo opera em quatro grandes frentes de atuação ou hubs. A primeira delas contempla iniciativas ESG, que incluem desde pontos de recarga para veículos elétricos até descarte consciente de lixo, com a renda da coleta seletiva revertida para o próprio estacionamento.

Outra iniciativa nesse segmento ocorre no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba. Uma das soluções encontradas para rentabilizar a área e, ao mesmo tempo, investir na sustentabilidade foi a instalação de painéis solares no local. Os equipamentos geram 50% da energia consumida pelo estacionamento e alimentam os carregadores para veículos elétricos oferecidos aos usuários.

O segundo hub de serviços é voltado à experiência do cliente e pode incluir lava-rápidos e outros serviços automotivos, a presença de lojas (no modelo pop-up store, com contratos de curta ou longa duração), armários com circuito de segurança 24 horas e baixo custo de implantação ou mesmo guarda-volumes de maior porte (do tipo self-storage). Todas essas opções, implantadas em espaços ociosos no estacionamento, facilitam o dia a dia dos usuários.

A terceira frente busca a rentabilização dos estacionamentos a partir de parcerias com locadoras de automóveis e empresas especializadas em entregas de última milha, por exemplo, facilitando a logística de mercadorias dentro dos grandes centros urbanos. A utilização dos espaços do estacionamento para publicidade também faz parte do escopo desse hub.

Buscar soluções em mobilidade é a principal meta da quarta frente de atuação do time de Smart Cities. A equipe procura parcerias que envolvam bicicletas e patinetes elétricas, carros elétricos compartilhados e cadeiras de roda motorizadas. “As patinetes elétricas, por exemplo, podem ser usadas tanto para a ronda, nos estacionamentos, como para o atendimento ao cliente”, exemplifica Trindade.

Edifício garagem da Indigo recebe projeto de compensação de carbono.
Foto: Divulgação/ Indigo

O head de Smart Cities da Indigo Brasil explica ainda que, além de estudar e entender a vocação de cada estacionamento, a empresa está sempre atenta a oportunidades e ao que acontece fora do Brasil. O time tem reuniões mensais com representantes da Indigo em diferentes países para trocar experiências. “Com isso, é possível descobrir o que cada um está fazendo em outros mercados, como França, Bélgica e Colômbia, por exemplo.”

Na França, um projeto que chama a atenção é o armazenamento e distribuição de hortaliças e alimentos perecíveis, viabilizados por meio de uma parceria com a rede Mon-marché.fr. Para diminuir o tempo de deslocamento, a varejista criou centros de distribuição em estacionamentos subterrâneos, com a instalação de câmaras frigoríficas e a presença de equipes que separam e entregam os pedidos com bicicletas elétricas carregadas no próprio local.

Com operações em 24 Estados brasileiros, a Indigo está atenta às necessidades dos clientes e buscando parcerias para avançar com esses projetos também no Brasil. Será que, em breve, você também não vai receber na comodidade do seu lar, com agilidade e segurança, alimentos frescos armazenados num espaço de estacionamento bem perto da sua casa?

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