Edição deste ano da Fenatran terá palestras e debates | Mobilidade Estadão | Fenatran 2022

Buscando sugestões para:


Edição deste ano da Fenatran terá palestras e debates

Por: Mário Curcio . 19/10/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Inovação

Edição deste ano da Fenatran terá palestras e debates

Montadoras e outras empresas vão apresentar as perspectivas para 2023

4 minutos, 27 segundos de leitura

19/10/2022

Mercedes criou site www.avozdelas.com.br para acolher e ouvir as mulheres que atuam no setor. Foto: Divulgação Mercedes-Benz

A 23ª Fenatran, que ocorre, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, terá entre os destaques a Arena de Conteúdo, local dedicado a palestras e debates de interesse de expositores de caminhões e veículos comerciais, carretas e de toda a cadeia de transporte. A grade dos dois primeiros dias, 7 e 8, trará as Perspectivas para 2023, como conta Ana Paula Pinto, gerente da feira.

“Montadoras, fabricantes de implementos, transportadores e entidades do setor vão mostrar suas previsões e também o que esperam para o próximo ano”, diz a executiva. Associações como Anfavea (que representa as montadoras), Anfir (carretas), Sindipeças (componentes), Simefre (das fábricas de materiais para rodo e ferroviários) e aquelas voltadas aos transportadores, como NTC&Logística e Setcesp, também vão apontar os caminhos para 2023. Além das perspectivas, a arena guarda espaço para outros temas relevantes. Confira, a seguir, alguns deles.

Dia 9/11 – Fórum de Transporte Sustentável

Esse conjunto de palestras e debates sobre sustentabilidade chega à quarta edição dentro da Arena de Conteúdo, da Fenatran. “A ideia é sempre mostrar casos de sucesso e experiências práticas, não só as voltadas à preservação do meio ambiente mas também favoráveis à agenda ESG e capazes de inspirar os participantes”, afirma a gerente da feira, referindo-se aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

Dia 10 – Transporte de última milha em debate

O trecho final do transporte de encomendas, ou last mile (última milha), que comumente responde por mais de 50% do valor total de um frete, será o tema das discussões. “O assunto estará mais focado no uso dos veículos urbanos de carga (VUCs) para a entrega final, mas vale dizer que esse é um painel em que todos devem tratar, juntos, da mobilidade em grandes centros, e isso pode envolver também a última milha percorrida por veículos menores”, afirma Ana Paula.

Dia 11 – Um fórum com as mulheres do setor

Acontecerá o 1º Fórum de Mulheres no Setor de Transporte e Logística do Brasil. “A ideia teve algumas frentes. Na RX [Reed Exhibitions, promotora e organizadora do evento], há um núcleo de diversidade e inclusão. E percebemos que as empresas voltadas ao transporte também estão trabalhando nesse sentido. Assim, abrimos espaço na arena para falar de diversidade e inclusão feminina e, também, de como melhorar e agir de forma diversa. Afinal, o objetivo da Fenatran é este: levar valor ao mercado”, recorda a gerente da feira, que está reunindo executivas e executivos do setor.

Ainda dentro desse fórum, haverá a iniciativa Com Elas na Fenatran, que pretende tornar a feira cada vez mais representativa para as mulheres que atuam no segmento. Os parceiros já inseridos nesse painel são o Setcesp, com o seu “Vez e Voz”, o “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz, e o Rota Feminina, impulsionado por várias empresas da cadeia logística (Linkedin Rota Feminina/Instagram @rotafeminina.move).

Outro ponto de debate é a necessidade de melhorar a infraestrutura em rodovias e paradas, porque cresce o número de mulheres envolvidas de forma direta no transporte de carga, dirigindo ou dando apoio ao condutor.

Equipamentos logísticos em espaço dedicado

Dentro da Fenatran, há também uma área especializada em intralogística e movimentação de materiais, a Movimat. Os participantes desse segmento representam parte importante do ecossistema e mostram suas empilhadeiras, seus equipamentos e suas tecnologias de armazenamento, além de processos logísticos. “Tudo isso faz parte da cadeia da Fenatran”, recorda a gerente da feira.

Ana Paula afirma que os temas abordados na Arena de Conteúdo vão tratar dessas “duas pontas” da cadeia, o transporte e a intralogística. “Queremos falar muito dos impactos e do grande impulso que a pandemia da covid-19 deu ao comércio eletrônico e a todos os atores envolvidos.”

Feira cresceu 20% e pode movimentar mais de R$ 9 bi

De acordo com a organização, a Fenatran deste ano ocupou um pavilhão a mais dentro do São Paulo Expo, ampliando a área para 100 mil metros quadrados, 20% a mais do que na edição de 2019. A expectativa é que o evento deste ano gere mais de R$ 9 bilhões.

Ana Paula Pinto, gerente da feira: “Arena de Conteúdo vai inspirar os participantes”. Foto: Divulgação Fenatran

Todas as montadoras de caminhões estarão presentes, assim como os maiores fabricantes de carretas e implementos rodoviários, pneus e freios. Mais de 500 expositores estão confirmados. O credenciamento para visitação pode ser feito pelo site da Fenatran. Vale dizer que o visitante tem de ser maior de 18 anos.

Além da possibilidade de conhecer de perto grandes caminhões, a feira oferece o Fenatran Experience, espaço onde é possível dirigir os veículos. Na edição de 2019, foram realizados mais de 2.500 test drives.

O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. O estacionamento tem 6.500 vagas. O período de 12 horas sai por R$ 60 para automóveis e R$ 35 para motos. Os valores para vans variam de R$ 75 a R$ 95, e os de micro-ônibus e ônibus, de R$ 125 a R$ 165. Os preços foram obtidos no site do São Paulo Expo.

Saiba mais sobre a Fenatran no nosso canal especial.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login