Ferramenta utiliza inteligência artificial para auxiliar maquinistas na condução dos trens
Assistente virtual facilita acesso à informações essenciais e manuais da operação

Uma assistente virtual equipada com inteligência artificial tem ajudado maquinistas na condução de trens. Treinada com os manuais, boletins e protocolos essenciais para o setor, a Ruti, como ficou conhecida a ferramenta, permite que os condutores acessem informações de maneira simples e direta.
Leia também: Como a inteligência artificial toma decisões nas operações logísticas do e-commerce
De acordo com a Rumo, a tecnologia da empresa, operadora de ferrovia de cargas, está presente nos celulares corporativos, os chamados “chave na mão”.
Assim, as informações dos sistemas internos alimentam a assistente de IA, que localiza de forma automatizada as informações buscadas pelos funcionários.
Inteligência artificial nos celulares corporativos
A Ruti também foi treinada para liberar o acesso apenas com o trem parado, seguindo os protocolos operacionais e de segurança da empresa.
Assim, de acordo com a companhia, algumas das informações presentes na ferramenta são, por exemplo, o passo a passo do teste de freio e de procedimentos como o encoste e retirada de vagões em terminais como Itirapina.
Todos os documentos presentes na Ruti, contudo, estão disponíveis em PDF e são atualizados em tempo real. De acordo com a empresa, isso acontece para garantir que a informação recebida pelos maquinistas esteja de acordo com os manuais operacionais mais recentes.
De acordo com Ronaldo da Mota Pereira, líder de operação da empresa, além de facilitar o acesso às informações, a Ruti também reduz o uso de papel.
“Antes, a gente precisava carregar uma mochila com diversos manuais e documentos. Agora, contudo, tudo está na palma da mão, de forma muito mais prática e eficiente”, diz Pereira.
Leia mais: 699 km por litro: universitários do RS desenvolvem o carro mais eficiente da Shell Eco-Marathon 2025
0 Comentários