Motos elétricas Kawasaki chegam em 2023 | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Kawasaki lança duas motos elétricas e modelo híbrido no Salão de Milão

Por: Arthur Caldeira . 12/11/2022
Inovação

Kawasaki lança duas motos elétricas e modelo híbrido no Salão de Milão

Fabricante japonês diz que também pesquisa combustíveis alternativos e revela protótipo de motor movido a hidrogênio para alcançar neutralidade em carbono

2 minutos, 10 segundos de leitura

12/11/2022

motos-eletricas-kawasaki
Fabricante japonesa mostrou a naked Z EV e a esportiva Ninja EV, que chegam às lojas europeias em 2023. Fotos: Divulgação/EICMA

A Kawasaki reforçou seu compromisso em alcançar a neutralidade de carbono no Salão de Milão, que acontece até domingo (13/11), na cidade italiana. O presidente da Kawasaki Motors Corporation, Hiroshi Ito, foi ao evento para revelar as primeiras motos elétricas da marca, que chegam ao mercado europeu no ano que vem. O executivo também revelou um modelo híbrido, além do protótipo de um motor de quatro cilindros para motos, alimentado por hidrogênio.

Juntamente com a versão final da moto naked Z EV (Electric Vehicle), que havia aparecido no Intermot, em outubro, a Kawasaki revelou uma versão elétrica da famosa esportiva Ninja. Ambas, porém, compartilham o mesmo motor elétrico, alimentado por duas baterias com capacidade para 3,0 kWh.

Embora não tenha divulgado números de desempenho do motor elétrico, nem a autonomia das baterias, a fabricante japonesa afirmou que os modelos vão atender às necessidades de motociclistas urbanos.

A Kawasaki ainda revelou que as motos elétricas serão licenciadas na categoria A1. Na Europa, a licença permite conduzir motocicletas entre 50 e 125 cc ou com até 11 kW de potência. Com isso, pode-se imaginar que o desempenho da primeira Ninja elétrica não deva ser tão empolgante. Tampouco sua autonomia, que deve girar em torno de 80 quilômetros.

Ninja híbrida fica pronta em 2024

Além das motos elétricas, a Kawasaki garantiu que continuará a pesquisa de veículos inovadores e menos poluentes. Como prova, o presidente apresentou o protótipo final da motocicleta híbrida da Kawasaki – saiba mais sobre o modelo. Capaz de mudar rápida e facilmente do motor a combustão interna para o elétrico, a Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) está prometida para entrar em linha apenas em 2024.

Kawasaki também aposta em moto híbrida e motor a hidrogênio para zerar emissão de carbono

Com objetivo de alcançar as mudanças necessárias na mobilidade urbana, a Kawasaki também apresentou um motor experimental a hidrogênio. Baseado no propulsor de quatro cilindros da Ninja H2 Supercharged, utiliza injeção direta de gás hidrogênio comprimido como combustível.

A gigante japonesa, contudo, disse que continuará a produzir motores e veículos de combustão interna, além de pesquisar combustíveis alternativos. Os produtos criados com objetivo de alcançar a neutralidade em carbono trarão a marca “Go with Green Power” e chegarão ao mercado em um prazo definido e estratégico, concluiu o presidente da Kawasaki Motors no EICMA 2022.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login