Kawasaki lança Ninja 7 Hybrid, primeira moto híbrida do mundo
Equipada com um motor de dois cilindros e 450 cc em conjunto com um motor elétrico, Ninja híbrida promete aceleração de motos de 1.000 cc e consumo de modelos de 250 cc; conheça
2 minutos, 47 segundos de leitura
09/10/2023
Depois de apresentar suas primeiras motos elétricas de rua, a Kawasaki dá mais um grande passo em direção a um futuro neutro em carbono e revela a Ninja 7 Hybrid, sua primeira moto híbrida. Equipada com um motor a combustão e outro elétrico, a Ninja híbrida pode funcionar com gasolina, eletricidade ou uma combinação de ambos.
No coração da nova Ninja 7 Hybrid há um motor de dois cilindros paralelos com 451 cm³, com arrefecimento líquido e transmissão manual ou automática. O bicilíndrico trabalha em conjunto com um motor elétrico, movido a bateria. A bateria, por sua vez, fica sob o assento. A tecnologia, inédita em motos, produz uma potência combinada de 59 cv, mas atinge 69,5 cv com a função e-boost, uma espécie de “força” extra do motor elétrico.
Embora o nome Ninja 7 não reflita a capacidade cúbica, a Kawasaki afirma que seu desempenho equivale ao de modelos médios, de 600 cc e 700 cc. Aliás, a potência máxima da nova Ninja híbrida supera os modelos de 650 cc da própria Kawasaki, como a Z 650 e a Ninja 650, que oferecem 68 cv. Mas, quando se leva em conta a aceleração, a Ninja híbrida promete uma arrancada semelhante às motos de 1.000 cc. Isso porque, com a ajuda do motor elétrico, o torque inciial é instantâneo.
Moto híbrida tem transmissão automática
Além da tecnologia híbrida, o motor traz outros sistemas inéditos em motocicletas, como o start stop. O sistema desliga o motor a combustão em paradas, para reduzir a emissão de poluentes e economizar combustível. O consumo da Ninja híbrida, de acordo com a Kawasaki, deve se equivaler ao de modelos de 250 cc.
Diferentemente das motos elétricas, a Ninja 7 híbrida tem uma caixa de câmbio com seis velocidades, mas com embreagem automática. Não há alavanca de embreagem ou pedal de câmbio. Em vez disso, o punho esquerdo inclui um botão para alternar entre transmissões automáticas e manuais, junto com botões de mudança de marcha. Embora não tenha revelado detalhes da tecnologia, o funcionamento se assemelha ao câmbio DCT da Honda.
A primeira moto híbrida do mundo ainda conta com três modos de pilotagem: Sport-hybrid, Eco-hybrid ou EV. O Sport-hybrid e o Eco-hybrid proporcionam diferentes características de condução, com foco entre desempenho ou economia de combustível. Já o modo EV é totalmente elétrico com velocidade e alcance limitados, projetado para circular em áreas onde o ruído e poluição podem ser um problema. Assim como suas motos elétricas da Kawasaki, a Ninja 7 Hybrid tem um Walk Mode, ou seja, um “modo de caminhada” para ajudar eletricamente as manobras em baixa velocidade.
Completa as inovações da primeira moto híbrido do mundo, um painel de TFT colorido com conexão para smartphones. A Kawasaki não revelou todas as especificações da Ninja 7 Hybrid, mas afirmou que a moto híbrida deve chegar às lojas como modelo 2024.
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