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Linha Honda CB 500 2023 evolui em segurança e ciclística

Por: Arthur Caldeira . 15/06/2022
Inovação

Linha Honda CB 500 2023 evolui em segurança e ciclística

Modelo naked CB 500F e aventureira CB 500X ganham suspensões sofisticadas e freios mais eficientes

3 minutos, 53 segundos de leitura

15/06/2022

Além do garfo telescópico invertido e do freio a disco duplo na dianteira, CB 500X traz novo farol ainda mais eficiente. Foto: Divulgação Honda

A linha Honda CB 500 2023 recebeu mudanças importantes, que aprimoram a pilotagem e aumentam a segurança das motos de dois cilindros. Tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X receberam novas suspensões, mais sofisticadas, e freios, mais eficientes. O preço também acompanha a evolução dos modelos: a nova CB 500F passa a ser vendida por R$ 39.100, e a CB 500X, por R$ 41.900.

Presentes no mercado brasileiro desde 2014, os modelos Honda de 500 cc foram criados como opções de entrada, com especificações espartanas, para servir como passaporte para as motos de alta cilindrada da marca japonesa. Conciliando desempenho e custos acessíveis, têm a proposta de satisfazer os proprietários de modelos de menor capacidade que desejam fazer um “upgrade” de cilindrada.

Entretanto, desde então, tanto a naked como a aventureira vêm evoluindo ao longo dos anos. Receberam um acabamento mais esmerado, ganharam iluminação full LED, painel totalmente digital, entre outras mudanças.

O motor de dois cilindros, 471 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido também vem melhorando. Na geração passada, que chegou aqui em 2020, o bicilíndrico sofreu mudanças internas, que melhoraram a entrega de torque e a potência em médios giros.

Na prática, o motor é bastante elástico e ficou mais esperto acima de 3.000 rotações, respondendo prontamente aos comandos do acelerador. A potência e o torque máximos, porém, não mudaram: 50,2 cavalos a 8.500 rpm e 4,54 mkgf a 6.500 rpm. O consumo é outro ponto interessante: varia entre 26 e 28 km/litro.

Nessa nova geração, que já está nas lojas, a Honda investiu na parte ciclística das motos de 500 cc. A fabricante japonesa adotou garfo telescópico invertido, na suspensão dianteira. O conjunto da marca Showa com tubos de 41 mm de diâmetro é exatamente o mesmo utilizado nos modelos CB 650, mais caros e potentes, equipados com motores de quatro cilindros.

Uma das vantagens dos garfos invertidos é diminuir o atrito interno das peças internas da suspensão, oferecendo, assim, amortecimento mais progressivo. Mas o maior benefício é reduzir o peso suspenso na roda da frente, o que torna a pilotagem mais precisa e, de certa forma, esportiva: mantém a estabilidade nas retas e transmite confiança nas curvas.

Outra novidade está no conjunto de freios dianteiro. No lugar do disco simples, a Honda adotou os duplos, que aprimoram a frenagem – o sistema ABS já vem de série. Os dois discos na dianteira proporcionam mais equilíbrio, principalmente, em frenagens mais fortes.

CB 500F ficou mais leve e esportiva

Além da nova suspensão e do disco duplo, a CB 500F ganhou pinças de freio com fixação radial, na dianteira. O item, normalmente encontrado em motos esportivas, oferece ainda mais firmeza e eficácia na hora de parar os 174 quilos a seco da versão naked – o peso é 2 quilos a menos do que a geração anterior.

Mudanças na CB 500F e na CB 500X para 2022 melhoraram a pilotagem e deixaram os modelos mais seguros. Foto: Divulgação Honda

No evento de lançamento dos modelos no mercado brasileiro, o teste foi realizado no interior de São Paulo, entre as cidades de Campinas e Amparo, região repleta de serras e estradas sinuosas que colocou as novidades da linha Honda CB 500 2023 à prova.

Na prática, a suspensão dianteira mais sofisticada melhorou o desempenho da CB 500F em curvas. A frenagem mais precisa ajuda a se aproximar da entrada, com mais equilíbrio, e o garfo invertido deixa a roda dianteira mais firme no asfalto, o que permite contornar as centenas de curvas da região com mais segurança.

CB 500 X mescla versatilidade e conforto

No caso da versão aventureira, CB 500X, as suspensões invertidas mostraram sua evolução em um trajeto de cerca de 10 quilômetros por uma estrada de terra. Equipada com roda aro 19, na dianteira, em vez da roda de 17 polegadas da versão naked, a CB 500X tem mais curso nas suspensões, dianteira e traseira: 150 mm e 132 mm, respectivamente, contra os 120 mm e 119 mm, da versão naked.

Com menos peso suspenso na roda dianteira, em função do novo garfo telescópico, o amortecimento melhor não transmite ao piloto as oscilações de buracos e pedras em vias não pavimentadas. Os freios não usam pinças radiais, pois, segundo Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, em pisos de baixa aderência, a pinça convencional proporciona uma frenagem mais progressiva. “Até o tubo flexível do freio é expansivo para evitar uma frenagem muito brusca na terra”, explica.

Ficha Técnica

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