Metrô da Tesla em Las Vegas funciona em rede de túneis com carros elétricos

De acordo com a empresa, em funcionamento pleno o Vegas Loop poderá transportar até 90 mil pessoas por hpra. Foto: Divulgação/Vegas Loop

Há 7 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 3 segundos

Recentemente, imagens do novo sistema subterrâneo de túneis percorrido com carros Tesla passaram a circular na internet. O projeto desenvolvido por Elon Musk, CEO e criador da Tesla, ficou conhecido como Vegas Loop. Sediado em Las Vegas, a rede oferece transporte em automóveis elétricos da empresa em túneis embaixo da cidade, em uma espécie de metrô com carros.

O vídeo gravado por um brasileiro mostra como o sistema funciona. Assim como o metrô, o Vegas Loop conta com estações e bilhetes pagos. O preço para cada trecho pode variar entre U$ 6 e U$ 12, em torno de R$ 34 e R$ 69 na conversão atual.

De acordo com a Boring Company, empresa fundada por Elon Musk para a construção de infraestrutura e construção de túneis, o Vegas Loop poderá transportar mais de 90 mil passageiros por hora, quando estiver concluído. O Condado de Clark e as cidades de Las Vegas já aprovaram uma concessão de mais de 109 km e 104 estações para o projeto. Atualmente, o sistema tem 2,7 km e apenas cinco estações.

Esboço da rede de túneis em Las Vegas. Foto: Divulgação/Vegas Loop

Conforme estimativa da empresa, em horários de pico típicos, dirigir entre o Centro de Convenções de Las Vegas até o Estádio Allegiant, por exemplo, pode levar até 30 minutos. A mesma viagem realizada no Vegas Loop deverá levar, aproximadamente, quatro minutos.

Além da Tesla, o empresário também é dono da rede social X, o antigo Twitter. Recentemente, a plataforma foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por, primeiro, descumprir ordens para suspender contas envolvidas com práticas de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.

Projeto interrompido

O túnel subterrâneo não é o primeiro projeto de transporte anunciado por Musk. Em 2013, o bilionário também prometeu construir um veículo de alta velocidade, com viagens à vácuo nos Estados Unidos. O plano indicava que o trem super-rápido poderia chegar a até 1 mil km/h. O projeto se inspirava em modelos de hyperloop, um tipo de trem super veloz já instalado em países como a China e em fase de testes na Itália e Holanda.

Leia também: Holanda inaugura primeiro centro europeu de testes para trem super-rápido