Multimodais constroem novos vetores de urbanização
O tema será debatido no Parque de Mobilidade Urbana, em São Paulo, em junho
1 minuto, 47 segundos de leitura
19/01/2022
A nova etapa do desenvolvimento metropolitano é caracterizada pela transição ao modo de produção tecnológico, potencializando a construção de novos vetores de urbanização. As redes de mobilidade articulam o acesso a diferentes localidades, permitindo ou não um acesso mais democrático à cidade. Nesse sentido, o papel da multimodalidade está na maior capacidade de adaptar e articular diferentes setores do espaço urbano, proporcionando maior acessibilidade.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Detrans, o Brasil possui uma circulação média de 45 milhões de veículos – cerca de um automóvel para cada 4,4 habitantes. Apesar disso, pesquisa realizada pela Grow, empresa resultante da fusão entre a brasileira Yellow e a mexicana Grin, aponta que 47% das pessoas preferem utilizar bicicleta para fazer o trajeto até o trabalho ou para se deslocar pela cidade.
Big Data e tecnologia
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 57% das viagens de bicicleta e 37% das viagens de patinete são integradas com outros modais de transporte, sendo que, entre os ciclistas, 30% utilizaram o metrô, 16% o trem e 21% o ônibus. Essa interligação só é possível graças aos diferentes aplicativos que proporcionam uma análise de rotas, com a utilização de Big Data, trazendo maior segurança ao usuário que deseja trocar de transporte no meio do trajeto.
Nesse sentido e para dar trazer esse tema ao debate, a plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão se unem, entre os dias 23 a 25 de junho, no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Memorial da América Latina, em São Paulo, para promover deslocamentos inteligentes, sustentáveis e disruptivos. O evento contará com um espaço destinado à mobilidade multimodal, proporcionando a experiência mais concreta do evento.
Os participantes devem se inscrever pelo site e dizer como é possível vir ao PMU (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, três modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo. Ao chegar ao evento, os participantes deverão publicar, no mural, a experiência dos meios que foram utilizados e, ao final, ganharão um presente exclusivo da organização.
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