Ônibus sem motorista começa a rodar em cidade da Flórida
Veículo autônomo operará no campus da Universidade Estadual da Florida, em Jacksonville
Em fevereiro, a cidade de Jacksonville, na Flórida, recebeu seu primeiro ônibus sem motorista. O Oxa Drive é um veículo autônomo desenvolvido pela parceria da Oxa, fornecedora de software para veículos autônomos, com a Beep, provedora de serviços de transporte nos Estados Unidos.
Inicialmente, o serviço contará com atendentes de segurança treinados para a rota na Faculdade Estadual da Flórida (FSCJ). Segundo a empresa, o objetivo inicial é aumentar a confiança dos passageiros, enquanto se acostumam com a experiência de andar em um veículo sem motorista.
Leia também: China inaugura novo sistema de transporte público autônomo com veículo híbrido
O novo ônibus faz parte de um programa de veículos autônomos licenciado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês). O projeto também conta com apoio da Autoridade de Transportes de Jacksonville (JTA) e a FSCJ.
De acordo com a empresa de software, o serviço deve apoiar os esforços da cidade para se tornar destaque em relação ao transporte autônomo. A cidade ainda planeja iniciar grandes investimentos em transporte autônomo como parte de um projeto do Ultimate Urban Circulator (U²C).
O U²C é um programa desenvolvido para a modernização e expansão da estrutura de transporte da cidade de Jacksonville, incluindo a adesão de veículos autônomos no sistema de transporte da JTA, por exemplo.
Software do ônibus sem motorista
O software desenvolvido pela Oxa Driver permite a automação do veículo independente do controle humano. “O mercado AV está em uma situação realmente interessante, à medida que o número de inovadores começa a diminuir em uma batalha de modelos de negócios e tecnologia”, disse Gavin Jackson, CEO da Oxa.
De acordo com a empresa, mais sete lançamentos com software Oxa devem ocorrer ao longo do ano. A tecnologia será implementada em cidades dos EUA e do Reino Unido em 2024. O lançamento do Oxa Drive é o primero caso de exportação de software da empresa. Para o futuro, a Oxa ainda estima que o transporte de passageiros e a logística industrial sejam as áreas mais viáveis de implementação deste tipo de tecnologia.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários