Padrão internacional nos serviços básicos
Cidade tem 100% de atendimento urbano de água e registra perdas nessa distribuição abaixo da média nacional
1 minuto, 48 segundos de leitura
05/10/2022
Por: Daniela Saragiotto
Santos, cidade litorânea do Estado de São Paulo, conquistou a liderança, no eixo Urbanismo, entre os 680 municípios analisados nesta edição do ranking. Além disso, obteve a segunda colocação, no eixo Meio Ambiente, e está na 16ª posição, no recorte de Governança.
Assim, o bom resultado em urbanismo foi conquistado com níveis elevados nos serviços básicos oferecidos à população, como distribuição de água, além de coleta e tratamento urbano de esgoto.
Entre outros indicadores positivos, a perda na distribuição da água na cidade, um desafio comum a todos os municípios brasileiros, se destaca por estar em nível abaixo da média nacional.
Santos em números
O município destaca-se em Urbanismo e Meio Ambiente, sendo este último um eixo com maior tropicalização dos indicadores do ranking.
Dessa forma, Santos apresenta níveis internacionais, com 100% de atendimento urbano de água e perdas nessa distribuição em 14%, sendo que a média do País é superior a 30%.
Além disso, o atendimento urbano de esgoto é de 100% dos domicílios e o índice de tratamento está em 97,6%. Importante ressaltar que as cidades litorâneas do Brasil, mesmo as maiores, possuem dificuldade em atender, de forma satisfatória, aos indicadores mencionados.
Serviços básicos e tecnologia
Contribuindo para o resultado, a recuperação de materiais recicláveis atinge 4,5%, o município conta com sistema de monitoramento de áreas de risco e há 100% de cobertura do serviço de coleta de resíduos.
Já no eixo Economia, a cidade apresenta crescimento de 1,16% do PIB, per capita, no último período analisado. Em torno de 91,7% dos empregos na cidade se concentram no setor privado; e 6,3% da força de trabalho está empregada em ocupações nos setores de educação e pesquisa e desenvolvimento.
Santos conta com 100% da população coberta com sinal 4G, velocidade média das conexões residenciais contratadas de 222,5 Mbps, um parque tecnológico e uma incubadora de empresas, segundo dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Leia também: Confira as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários